Em 2021, pela primeira vez, as operações feitas nos smartphones representaram mais da metade de todas as transações realizadas no Brasil, segundo uma pesquisa da FEBRABAN

Atento aos novos comportamentos financeiros dos consumidores no universo digital, o WhatsApp liberou a função de transferências no aplicativo em maio do ano passado.

No país, mais de 120 milhões de pessoas utilizam o App de mensagens, de acordo com dados publicados pelo G1.

Se você faz parte desse grupo de usuários e quer desfrutar dessa nova função, este artigo certamente será de grande utilidade. 

A seguir, entenda melhor o pagamento pelo WhatsApp, como funciona, os meios de reforçar sua segurança e como liberar a função caso você ainda não a tenha no seu celular. 

Pagamentos via whatsapp: como funciona? 

O recurso de pagamentos via WhatsApp é chamado de WhatsApp Pay e trata-se de um novo meio para realizar transferências monetárias dentro do aplicativo.

Até agora, a nova funcionalidade foi disponibilizada apenas para usuários do Brasil e da Índia. Isso porque, esses são os países que mais utilizam o App de mensagens instantâneas. 

A habilitação do serviço é feita pelo Facebook Pay, responsável pelas ferramentas de pagamento dos aplicativos do grupo Facebook. Ele é autorizado pelo Banco Central.

Todas as operações são processadas pela Cielo. Por enquanto, os pagamentos via WhatsApp só são possíveis entre Pessoas Físicas. 

Os status das transferências podem ser todos acompanhados no próprio App. Inclusive, é possível realizá-las 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Para usar o WhatsApp Pay, basta cadastrar-se com um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo. As instituições bancárias ainda são limitadas, mas a lista deve aumentar nos próximos meses.

Na bandeira Visa, estão inclusos Banco do Brasil, Bradesco, Neon, Mercado Pago, Next, Woop e Sicredi. Já no Mastercard, há o Itaú, Banco Inter, Santander, Nubank e também Sicredi. 

Os pagamentos via WhatsApp são isentos de taxas. Contudo, o banco cadastrado pode realizar cobranças de tarifas em caso de uso do cheque especial.

É possível enviar até R$ 1 mil e receber o máximo de 20 transações diárias. Por mês, o limite é de R$ 5 mil. Os bancos podem estabelecer limites próprios para as transferências no App.

É seguro fazer pagamento pelo WhatsApp? 

O grande benefício dos pagamentos via WhatsApp é a possibilidade de realizar transferências com amigos e familiares de um jeito mais prático, livre de taxas e sem precisar sair do App.

Entretanto, ainda há uma grande preocupação dos usuários em relação à segurança. A boa notícia é que ela também é garantida. 

Para começar, todas as transações para o envio de dinheiro precisam ser aprovadas por meio do uso de senha ou de biometria.

Além disso, caso você troque de smartphone, é necessário cadastrar os dados do cartão novamente. 

Por fim, todas as suas informações financeiras são protegidas por criptografia, para que não ocorram vazamentos. 

Claro que, como em toda nova tendência de pagamento digital, você também precisa adotar alguns cuidados extras para reforçar a sua segurança. Saiba mais sobre essas medidas abaixo.

5 dicas de segurança antes de fazer o pagamento 

Apesar de todos os recursos de segurança mencionados acima, o WhatsApp ainda é sujeito à realização de certos golpes. 

Diferente da maioria dos sistemas de mobile payment, o aplicativo permite a troca direta de mensagens, o que favorece a atuação de criminosos que tentam enganar os usuários. 

Para não cair em nenhuma armadilha, basta redobrar a sua atenção na hora de realizar as transferências e adotar algumas medidas relativamente simples. Isso inclui: 

1. Não envie códigos recebidos por SMS

Para clonar uma conta no WhatsApp, os golpistas precisam de um código de confirmação enviado pelo aplicativo para o seu número de celular.

Normalmente, os cibercriminosos usam o recurso “esqueci minha senha” na sua conta para que o código seja enviado.

Depois disso, eles fingem ser representantes de empresas conhecidas para solicitar os dígitos via mensagem.

Quando conseguem o código, essas pessoas começam a pedir dinheiro para os seus contatos, se passando por você. Portanto, nunca compartilhe códigos recebidos por SMS. 

pagamento pelo whatsapp como funciona(

2. Ative a autenticação no aplicativo

Mesmo quando os golpistas conseguem o código de autenticação, existe um meio para impedi-los de usar a sua conta de WhatsApp por meio de outro smartphone.

Trata-se da autenticação em dois fatores. Ela é um recurso de proteção adicional disponibilizado pelo aplicativo.

Nele, um PIN definido pelo usuário é solicitado toda vez que um login é feito em um novo dispositivo. Sem ele, é impossível acessar a conta.

Para ativá-lo, basta acessar  “Configurações” no App, ir até “Conta”, depois “Confirmação em duas etapas”, clicar em “Ativar” e definir sua senha de seis dígitos.

3. Verifique o contato antes

Lembre-se que, além de se passar por você, os cibercriminosos também podem estar se passando por um de seus contatos.

Ou seja, caso alguém envie uma mensagem lhe pedindo pagamentos via WhatsApp, não deixe de confirmar se o contato é realmente da pessoa com quem você está conversando.

Isso pode ser feito por meio de medidas simples. Veja se a pessoa está digitando de uma maneira familiar ou se o pedido de dinheiro não foi muito repentino ou duvidoso.

Outra forma de assegurar-se que a transferência é confiável é pedindo uma confirmação do destinatário. Uma alternativa é solicitar uma selfie, por exemplo. 

4. Se tiver dúvidas, ligue para o seu banco

Mesmo com todas as recomendações que compartilhamos, é natural que ainda existam dúvidas sobre as verdades e mitos relacionados à segurança dos pagamentos via WhatsApp.

Nossa dica é que você nunca realize uma operação com incertezas. Sendo assim, não deixe de procurar o seu banco caso precise de mais esclarecimentos.

Afinal, as transações também são de responsabilidade da instituição bancária atrelada ao cartão que você utiliza no seu App. 

Isso significa que o banco tem informações sobre a funcionalidade e está apto para elucidar todas as questões que você eventualmente tenha antes de utilizar o serviço. 

Leia também: Mitos e Verdades sobre pagamento por aproximação

5. Não faça transações em redes públicas

Quando os usuários estão fora de casa e não têm mais acesso ao sinal da sua rede de dados móveis, é normal que eles utilizem sinais de Wi-Fi gratuitos.

O problema é que, às vezes, cibercriminosos podem colocar malwares e vírus nessas conexões, que levam a páginas clonadas para roubar os dados dos clientes.

Dessa forma, é fortemente recomendado que você nunca faça transações financeiras ou acesse o aplicativo do banco em redes públicas de internet.

Como liberar o pagamento via WhatsApp?

Por mais que os pagamentos via WhatsApp tenham sido liberados em maio do ano passado, alguns usuários ainda não tiveram a função atualizada no aplicativo.

Se esse for o seu caso, existe um método simples para liberá-la. Basta encontrar um amigo ou familiar que já tenha a ferramenta e pedir que ele transfira qualquer valor para você. 

Dentro do App, você precisa aceitar a transferência para receber o dinheiro. Isso faz com que o sistema “force” a atualização para conseguir obter a quantia. Bastante simples, não é mesmo?

Agora que você já sabe como fazer pagamentos via WhatsApp, não deixe de garantir a solução mais adequada para as suas transações digitais. Além disso, acesse o sistema criado pelos nossos especialistas para encontrar o seu cartão de crédito ideal!

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade