Você já ouviu falar em mobile payment? Quem já realizou alguma compra pelo celular, certamente já está familiarizado com o conceito.

Afinal, ele serve justamente para viabilizar transações mais práticas, rápidas e seguras. Tudo isso baseado em algo que todos temos em mãos: o smartphone.

Mas afinal, o que é mobile payment exatamente? Qual a sua influência no mercado brasileiro? Por que ele representa uma alternativa vantajosa para os consumidores?

Descubra os detalhes mais importantes sobre o assunto ao longo deste artigo.

Entenda o que é mobile payment

O termo mobile payment pode ser traduzido como “pagamento móvel”. Como o nome sugere, ele se refere às compras e vendas feitas por meio de dispositivos como smartphones e tablets.

o que é mobile paymentTambém chamada de m-payment ou carteira digital, a prática faz com que o seu celular funcione como uma ferramenta de transações financeiras.

Graças à funcionalidade, o aparelho atua como um token de segurança. Ou seja, ele associa um código a cada operação, tornando-a segura.

Existe ainda a possibilidade do uso do mobile payment via NFC, QR Code, Bluetooth, RFI, WI-Fi e até entrada manual no teclado. 

Empresas gigantes de tecnologia são responsáveis por oferecer o pagamento móvel. Nesse sentido, as principais soluções incluem serviços do Google, PayPal, Android, Apple, Samsung, Square e Venmo. 

Veja também: pagamento por aproximação; tendências de pagamentos digitais

Panorama de pessoas que aderiram no Brasil

Da mesma forma que o dinheiro “tradicional” está sendo substituído por diferentes tipos de cartão de crédito, o mobile payment representa um novo avanço no mercado de finanças.

Mas, é evidente que trata-se de uma evolução natural. Afinal, ela já começou há alguns anos fora do Brasil e está ganhando cada vez mais espaço no nosso país.

Na era de transformação digital em que vivemos, não é novidade que os smartphones fazem parte da rotina da maioria das pessoas. 

Aliás, os aparelhos móveis já são o principal meio utilizado pelos brasileiros para acessar a internet.

Para você ter ideia, dados da Agência Brasil revelam que cerca de 98,1% dos cidadãos com mais de 10 anos conectam-se à web pelo celular. Portanto, faz sentido que os acessos mobile aos seus serviços financeiros já atinjam a casa dos 90%.

A informação é de uma pesquisa publicada no G1, que aponta que 82 milhões de usuários preferem lidar com seu dinheiro no smartphone (em detrimento do computador). 

Quais os impactos e benefícios do mobile payment?

benefícios do mobile payment

Para as empresas é fundamental oferecer meios de pagamento diversos. Afinal, os clientes estão mais exigentes e desejam pagar nas plataformas de sua preferência.

Já em relação aos usuários, é indispensável ter segurança e comodidade. Isso independe da solução financeira escolhida para suas aquisições.

Nas duas situações, o mobile payment é a alternativa ideal para beneficiar quem compra e também quem vende. 

Pois, em ambos os casos, ele está alinhado aos novos comportamentos digitais da sociedade e oferece todos os requisitos essenciais para as transações. Entre as suas principais vantagens, podemos citar: 

Menos custos

Para começar, o mobile payment gera menos gastos para os vendedores em relação aos métodos tradicionais de transação.

Além disso, ele não tem custos para os consumidores que o utilizam, garantindo benefícios para todos os envolvidos. 

Aumento da satisfação do cliente

Todos já estão acostumados com o uso do smartphone. Inclusive, as pessoas preferem utilizá-lo para suas atividades do dia a dia. Somado a isso, o mobile payment é rápido, prático e flexível.

Dessa forma, ele garante a otimização das transações e muito mais satisfação para os usuários. 

Segurança

O mobile payment é tão ou mais seguro que os melhores cartões de crédito e outras alternativas de pagamento. Isso porque uma chave de segurança valida a transação e impede a captura de dados e a sua clonagem. Além disso, é possível desativá-lo remotamente. 

Evidentemente, o mobile payment não elimina a necessidade de uma boa solução de crédito. Para aproveitar o melhor dos dois serviços, confira em nosso site as opções de cartão de crédito digital disponíveis no mercado. 

A lista é atualizada de forma constante e possui filtros que facilitam a sua busca, para que você não tenha dúvidas sobre a opção ideal. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade