Você já utiliza meios de pagamentos digitais? Então, que tal conhecer as principais tendências da área e aproveitar todas as vantagens que elas têm a oferecer?

Segundo dados publicados pela Febraban, 82% das empresas aderiram a novas tecnologias para realizar suas transações no final de 2020. 

Isso foi motivado pelas mudanças nos hábitos de compra. Isso porque o consumidor atual está constantemente conectado e deseja mais comodidade para suas operações. 

Nesse contexto, diferenciais como mobilidade, segurança e flexibilidade se tornaram regra. Portanto, sai ganhando quem conhece as alternativas à sua disposição e sabe usar esses benefícios, como é o caso dos pagamentos digitais.

Cientes disso, preparamos este artigo para que você fique por dentro das principais tendências que estão tomando conta do mercado. Acompanhe!

Meios de pagamentos digitais

Antes de tudo, os meios de pagamentos digitais são aqueles que permitem ao consumidor pagar por um produto ou serviço pela internet.

Eles são feitos via transação bancária ou cartões de crédito e abrangem diferentes plataformas. Além disso, as possibilidades são inúmeras e novas tecnologias não param de surgir para agregar mais comodidade e segurança às transações.

No computador, por exemplo, eles são usados em e-commerces, sites próprios de pagamentos digitais (que também incluem transferências entre pessoas físicas) e até de moedas virtuais. 

Além disso, há o mobile, que engloba todas essas possibilidades e ainda permite o uso de carteiras digitais, QR Code, compras ou transferências por aproximação, entre outras.

Inclusive, os smartphones são os principais canais atualmente utilizados para pagamentos digitais e que motivam suas principais tendências.

Isso não é por acaso. Afinal, não é novidade que os aparelhos móveis já fazem parte da rotina das pessoas. Para você ter ideia, quase 80% dos brasileiros têm celulares para uso pessoal, sendo que 98,1% os utilizam para acessar a internet, segundo dados da Agência Brasil.

Nesse sentido, já que o comportamento da população é digital, faz todo sentido que os métodos de pagamento sigam esse padrão. 

Mas, afinal, quais são as tendências movidas por essa nova realidade? Confira no próximo item os principais avanços que estão revolucionando a área. 

Leia também: mobile payment; pagamento por aproximação

meios-de-pagamentos-digitais

Principais tendências

Os avanços e as melhorias nas transações financeiras sempre tiveram destaque entre as preferências dos consumidores. 

As vantagens do cartão de crédito são um bom exemplo. Há anos elas se consolidaram e ocuparam o lugar dos cheques e das cédulas, conquistando espaço na rotina das pessoas. 

Por isso, podemos dizer que os pagamentos digitais representam o próximo passo desse processo constante de evolução. Então, ignorá-los já não é uma opção nos tempos modernos. 

Seja para complementar a sua educação financeira ou para garantir mais vantagens em suas compras, é importante acompanhar as maiores tendências da área. Elas incluem:

Pagamentos in-App

Os aplicativos estão se tornando protagonistas nos pagamentos digitaisAgora, todo e-commerce de relevância tem sua versão em App. A tendência também inclui opções de serviços, como Uber e iFood, por exemplo, itens virtuais em jogos, marketplaces, streamings como o Netflix, e assim por diante. 

Em todos esses casos, a tecnologia in-App oferece uma tela de transação com checkout completo, seguro e personalizado dentro do próprio aplicativo das empresas. A solução é integrada a diferentes formas de pagamento e não exige nenhum tipo de redirecionamento. 

Pagamentos por aproximação

Se os pagamentos digitais por aproximação já estavam se popularizando por conta de sua praticidade, seu uso consolidou-se com a chegada da pandemia. A eliminação do contato físico fez eles crescerem 374% durante a crise sanitária, segundo dados publicados no G1

Nesse sentido, 88% dos brasileiros preferem a opção por conta da conveniência e 75% pretendem manter o hábito de utilizá-la mesmo no pós-pandemia. A transação é rápida, protegida e não exige o uso de uma senha.

Além disso, o recurso pode ser usado via smartphone ou wearables. Porém, o que mais se destaca é sua utilização no cartão de crédito. Por essa razão, a maioria das bandeiras e bancos já oferecem a alternativa com facilidade aos clientes. Dentre as opções, podemos citar:

Pix

Se você ainda não usou o Pix, certamente sabe do que se trata. Em vigor desde novembro de 2020, o sistema de pagamentos digitais instantâneos do Banco Central já é um recurso consolidado nas finanças pessoais do brasileiro. 

Além de permitir transações em menos de 10 segundos, o seu uso é gratuito e simplificado. Aliás, ele se tornou uma alternativa para as transferências via DOC e TED. Por ser prático e eliminar taxas, a tendência é que ele também substitua os boletos na indústria do e-commerce.

De acordo com um levantamento publicado no Correio Braziliense, 45% da população adulta já o utiliza no Brasil. Recentemente, ele bateu o recorde de 40 milhões de operações em apenas um dia. 

Vantagens de aderir aos pagamentos digitais

É fácil perceber como os meios de pagamentos digitais estão revolucionando a vida dos consumidores e a rotina das empresas, não é mesmo?

Por meio deles, uma série de benefícios podem ser garantidos. Nesse sentido, as vantagens que mais se destacam são:

  • Agilidade: as transações são rápidas, livres de burocracias e quase sempre são realizadas em questão de segundos. Afinal, basta usar um aplicativo, aproximar o cartão ou apontar a câmera para concluir a operação na hora; 
  • Conveniência: hoje é possível fechar uma compra, quitar uma conta ou pagar uma mensalidade direto na internet. Isso porque são inúmeras as opções de pagamento que estão à disposição nas palmas da mão do consumidor, que pode escolher a que mais lhe convém; 
  • Segurança: os protocolos de proteção, autenticação e criptografia são totalmente confiáveis e não param de evoluir. Aliás, é mais seguro contar com eles do que sair com dinheiro ou correr o risco de perder o cartão físico sem ter outra alternativa. 

Se você quer aproveitar o que há de melhor nos pagamentos digitais, não deixe de conferir as soluções de crédito que oferecem os melhores serviços na área. Para encontrar o cartão de crédito ideal, acesse nosso site.

Com ajuda da inteligência artificial, você pode encontrar a melhor opção que atende suas necessidades. Responda as perguntas em menos de um minuto e descubra a opção mais alinhada ao seu perfil.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade