Garantir um bom score para cartão de crédito é importantíssimo para todos que desejam desfrutar das melhores soluções disponibilizadas pelas instituições financeiras.

Afinal, elas têm acesso às pontuações de crédito dos consumidores desde 2020, e isso influencia diretamente a liberação de seus serviços.

Basicamente, enquanto um bom score barateia e agrega mais benefícios no crédito, uma nota ruim pode limitar bastante as possibilidades obtidas no cartão.

Mas afinal, o que isso significa? Qual a pontuação do score para cartão de crédito considerada ideal?

A seguir, entenda melhor como a pontuação funciona, como seu cálculo é feito, quais as diferenças entre seus níveis, como fazer a consulta e algumas dicas para melhorar sua nota. 

Como funciona o score para cartão de crédito? 

Antes de compreender quais os serviços financeiros mais alinhados ao seu score para cartão de crédito e como lidar com a sua pontuação, é importante conhecer bem o conceito. Confira:

O que é score?

Como você deve ter percebido na introdução, o score funciona como um indicador do seu perfil enquanto consumidor. 

Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 1000, que pode ser verificada por empresas e bancos. Quanto maior ela é, menores as chances de alguém atrasar uma conta (e vice-versa).  

Sendo assim, esse é o principal critério que as instituições consideram antes de concederem crédito, seja em um parcelamento, financiamento, empréstimo ou no próprio cartão. 

O cálculo é de responsabilidade dos birôs de crédito (empresas responsáveis pelo registro do histórico pagador das pessoas, como o Serasa e o SPC). 

Como ele é calculado

Não existe um único modo de calcular o score para cartão de crédito. Na verdade, cada birô adota sua própria metodologia.

Entretanto, todos eles utilizam informações em comum. Isso inclui os dados de contato, inadimplência e o cadastro positivo (contas pagas em dia) do consumidor. 

Em contrapartida, essas instituições não consideram informações relacionadas à renda, saldo bancário ou limites e despesas no cartão. 

Afinal, o objetivo é justamente determinar o perfil pagador e as chances que a pessoa tem de honrar, ou não, suas contas. 

Dessa maneira, é mais importante para os birôs saber se o indivíduo já esteve negativado do que checar o quanto de sua renda é utilizada para quitar um empréstimo, por exemplo. 

Mesmo que as metodologias mudem, a tendência é que o score para cartão de crédito seja parecido em todos os birôs. Isso porque, a base de dados para a nota é sempre a mesma. 

Entenda qual pontuação do score para cartão de credito necessária 

O score para cartão de crédito influencia diretamente no serviço que será disponibilizado ao consumidor. Contudo, é possível fazer um cartão mesmo tendo um score baixo

Para começar, uma pontuação considerada baixa é aquela de 0 a 300. Nesses casos, existem mais limitações, pois o risco de inadimplência é maior. 

O mais comum é que, nesses casos, sejam liberados apenas cartões de crédito pré-pago, de débito e consignados. 

Também há o caso do score médio. Ele é comum a grande parte da população e varia de 400 a 700 pontos. 

Nele, já é possível aderir a qualquer cartão de crédito de entrada. Contudo, os limites e benefícios tendem a ser menores. Já a atenção aos juros praticados precisa ser redobrada. 

Já o score alto é aquele de 700 a 900 pontos. Ele permite ao consumidor usar o cartão de crédito de sua preferência. 

Inclusive, são liberadas modalidades como Gold e Platinum, com benefícios exclusivos, limites muito maiores e melhores taxas de juros. 

Por fim, há o score perfeito, que é maior que 900 pontos. Além dos diferenciais do score alto, ele libera os cartões Black, que contam com vantagens ainda mais exclusivas.

Veja também: 4 dicas para gerenciar o limite do cartão de crédito

Como saber qual é o seu score 

De maneira geral, os principais birôs de crédito do país são o SPC Brasil, Boa Vista SCPC e o Serasa Score. 

Em termos de popularidade, podemos dizer que a última instituição citada é a mais relevante de todas. Por isso, vamos explicar como consultar o score para cartão de crédito nela. 

A pesquisa pode ser feita de maneira gratuita, no próprio site do Serasa Score

Dentro do portal, clique em “Consultar Agora”. Feito isso, é só digitar o seu CPF e preencher o cadastro para ter acesso à nota.

Outra opção é fazer a consulta diretamente no seu smartphone, por meio do aplicativo do Serasa. Ele está disponível na App Store e no Google Play

Inclusive, a Serasa disponibiliza uma versão paga da ferramenta. Além da pesquisa por CPF, ela permite consultas por CNPJ, nome e outros dados, além de verificar vazamentos online.

Como melhorar a sua pontuação 

Não existe segredo para ter um bom score para cartão de crédito. Basicamente, você precisa honrar seus compromissos.

A fórmula para melhorar a sua pontuação deve partir dos critérios de cálculo adotados pelos birôs de crédito. 

Lembre-se que essas instituições consideram seu histórico de inadimplência e o seu cadastro positivo para a nota. 

Ou seja, para ter um score elevado, é fundamental manter o seu nome sempre limpo e garantir que todas as suas contas sejam pagas em dia. 

Como citamos no início do artigo, os dados de contato são considerados entre os critérios. Assim, por incrível que pareça, atualizar suas informações no Serasa também é um cuidado importante. 

Agora que você já sabe como melhorar o score, chegou a hora de garantir o serviço financeiro ideal para as suas necessidades. Use agora nossa inteligência artificial e encontre o cartão de crédito ideal para o seu perfil em menos de um minuto

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade