facebook Dicas de como usar o cartão de crédito de forma assertiva
menu
Home  »  Ofertas e Vantagens   »   5 formas de como usar o cartão de crédito de maneira estratégica
como-usar-cartao-de-credito

Ofertas e Vantagens

5 formas de como usar o cartão de crédito de maneira estratégica

Saiba como usar o cartão de crédito de maneira assertiva para transformá-lo em um aliado para a sua vida financeira.

Compartilhe:

 Publicado: 3 de novembro de 2021



Bruno ContentoRevisor:
Bruno Contento
Fabio VieiraAutor:
Fabio Vieira


Ofertas e Vantagens

5 formas de como usar o cartão de crédito de maneira estratégica

Saiba como usar o cartão de crédito de maneira assertiva para transformá-lo em um aliado para a sua vida financeira.

Bruno ContentoRevisor:
Bruno Contento
Fabio Vieira Autor:
Fabio Vieira
Compartilhe:



O Conteúdo desta página está atualizado com base na data do post. Porém, algumas ofertas e condições podem ter sido expiradas. Se preferir, acesse nossa página Melhores Cartões de Crédito ou utilize nossa ferramenta de Cartão Ideal, para encontrar facilmente um cartão que se encaixa à sua necessidade atual.



Saber como usar o cartão de crédito de maneira assertiva e estratégica é fundamental para qualquer consumidor.

Afinal, os serviços financeiros podem agregar inúmeros benefícios para quem domina suas possibilidades e sabe quais são os seus pontos de cautela.

Em contrapartida, quando o crédito é usado sem nenhum tipo de critério, ele pode acumular taxas bastante altas e fazer com que as finanças saiam de controle.

Isso só reforça como é importante entender como usar o cartão de crédito, para que ele seja um aliado e não um vilão para o seu bolso.

A seguir, confira as melhores dicas para usar o cartão de crédito e faça com que ele seja uma fonte de inúmeras vantagens para a sua rotina. 

Controle de gastos: como usar o cartão de crédito

Muitas pessoas enxergam o crédito como algo que nos faz perder o controle dos gastos. Por mais que às vezes isso seja verdade, é possível ter o efeito inverso com o uso do cartão.

Isso porque, as finanças só ficam bagunçadas quando não ficamos atentos ao dinheiro que sai da conta. Portanto, basta definir uma rotina para acompanhar seus gastos de perto. 

Lembre-se que você pode conferir todas as suas compras, com os respectivos valores e datas, por meio do extrato que fica disponível em tempo real no aplicativo.

Por mais básico que possa parecer, essa funcionalidade faz toda a diferença para quem deseja saber como usar o cartão de crédito de forma mais segura.

Todos sabem que anotar tudo o que foi investido no cartão é fundamental para ter um bom controle das finanças. Afinal, pequenos gastos podem se transformar em faturas enormes.

Nesse sentido, o controle é muito favorecido pelos dados do extrato. É só compará-lo com as suas anotações para garantir que nada passe despercebido ou fique para trás.

O ideal é acessar seu aplicativo todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. Assim, você acompanha o saldo e evita que as compras futuras fujam do orçamento. 

Seguindo a mesma lógica, uma das melhores dicas para usar o cartão de crédito em prol do seu planejamento é personalizar o limite.

Embora o banco seja o responsável pelo limite de crédito, você pode ajustá-lo também no aplicativo.

O objetivo é fugir do total disponibilizado pela instituição. Assim, você define apenas o quanto você é capaz de pagar na fatura. 

Assim, o cartão só pode ser utilizado até esse “máximo” que você consegue pagar, eliminando riscos de as compras saírem do controle e de a fatura aumentar mais que o esperado.

Saiba como usar o cartão de crédito para fins específicos

Saiba como usar o cartão de crédito para fins específicos

Além das orientações apresentadas acima, a resposta para como usar o cartão de crédito de forma vantajosa também pode estar em outros cuidados específicos. São eles:

Planeje suas compras

Se o planejamento e o gerenciamento de finanças é imprescindível, também é fato que esse tipo de controle só é possível com um bom acompanhamento do fluxo de caixa. 

Ou seja, você precisa monitorar suas despesas fixas e variáveis. A partir delas, é possível ter um teto e saber como usar o cartão de crédito com segurança para as suas compras do mês.

Em outras palavras, você deve saber exatamente quais são os investimentos essenciais (como aluguel, condomínio, anuidade e contas fixas, por exemplo) e também o seu padrão de gastos extras (com delivery, roupas, contas de streaming etc.).

Como citamos no item anterior, os dados do extrato do cartão ajudam a construir esse “histórico” e monitorá-lo de forma constante.

Dessa forma, você entende melhor o quanto sai da sua conta todos os meses e qual o limite para planejar novas aquisições sem passar nenhum tipo de aperto. 

Tenha uma planilha financeira de custos

Tudo o que foi gasto no cartão precisa ser anotado em uma planilha de finanças pessoais. O próprio aplicativo deixa tudo registrado. Contudo, é importante que as anotações sejam feitas em outro lugar e o extrato sirva apenas para confirmar e atualizar as informações. 

Nos seus registros, descreva se a compra foi parcelada ou à vista, se tem juros ou não. O ideal é ter todo o uso do cartão sob controle. 

Mais que uma forma de não ultrapassar a fatura para além dos seus limites financeiros, isso também ajuda a entender o seu padrão de consumo.

A ideia é compreender onde você mais investe, onde é possível cortar os gastos e o que é ou não é essencial na sua rotina.

Com base nessa percepção, você terá mais clareza sobre onde seu dinheiro está concentrado. Assim, seu planejamento e educação financeira ficam ainda mais eficientes.  

Busque por programas de milhas ou cashback

Uma das maiores vantagens do cartão de crédito está nos programas de benefícios oferecidos pelo banco. 

Ao aderir aos planos de fidelidade, você acumula pontos em suas compras. Por sua vez, eles podem se transformar em milhas ou cashback para novas aquisições.

Seja para fazer a viagem que você tanto sonhou ou para ter recursos extras para suas compras, esse tipo de solução reforça como usar o cartão de crédito pode auxiliar a sua rotina.

Afinal, basta fazer as compras que você já realizaria no mês. A partir delas, você acumula as vantagens e ganha um “gás extra” no seu caixa.

Nesse ponto, é fundamental pesquisar por informações completas sobre os benefícios do cartão. Cada instituição tem regras próprias para a definir os pontos. Você precisa encontrar a solução ideal para seu padrão de consumo. 

O Cartão ideal para suas necessidades

Por falar na escolha do cartão ideal, talvez esse seja o ponto mais importante para quem quer descobrir como usar o cartão de crédito de forma realmente vantajosa.

Isso porque, hoje em dia, inúmeros tipos de cartão de crédito estão disponíveis no mercado. Cada um deles é indicado para um perfil específico de cliente. 

Definir a opção certa para as suas necessidades é decisivo. Afinal, isso inclui aspectos que vão desde a anuidade a ser paga, até os programas de benefícios descritos acima.

Tudo pode impactar sua vida financeira. Desde as taxas, até as facilidades para acompanhar o extrato, para alterar o limite, entre outros detalhes semelhantes. 

Quer saber como solicitar um cartão de crédito que atenda as suas necessidades? Acesse a nossa plataforma, criada justamente para definir a solução financeira perfeita para as suas demandas. Basta responder nosso questionário e deixar a inteligência artificial agir.

Assim, ficará mais fácil fazer um cartão de crédito que atenda as suas necessidades. É gratuito e leva menos de um minuto.