Atualmente, os consumidores têm à sua disposição soluções cada vez mais práticas, seguras e alinhadas às suas necessidades

Em meio às novas tendências, os cartões com pagamento prévio merecem destaque especial. Afinal, seu uso cresceu 107,4% só no ano de 2020. 

O dado, publicado no Globo, é da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que ainda aponta que o meio movimentou R$ 45,3 bilhões no ano passado. 

Mas afinal, como funciona o cartão de crédito pré-pago? Como adquiri-lo? Quais suas principais vantagens?

Confira os detalhes mais importantes sobre o tema ao longo deste artigo e amplie as suas possibilidades financeiras.

Como funciona o cartão de crédito pré-pago

como recarregar o cartão pré-pago

Você já utilizou um celular com ligações por créditos? O cartão de crédito pré-pago funciona da mesma maneira. 

Ou seja, depois de comprar e ativar o cartão, basta realizar uma recarga e então utilizar esse valor para realizar suas compras e pagamentos. Portanto, você recarrega sua conta previamente com determinada quantia. O total será o saldo disponível para utilizar no cartão.

Então, quando o dinheiro inserido for todo utilizado, uma nova recarga deve ser feita para você continuar comprando.

O funcionamento é análogo ao cartão de crédito comum. O que muda é que, ao invés de pagar o saldo no final do mês, o crédito a ser usado é pré-pago. Além disso, mesmo que o pagamento na maquininha seja feito na opção de crédito, você não pode parcelar as compras. 

Também é possível que algumas taxas sejam cobradas. Elas variam de acordo com a instituição financeira e podem incluir tarifa para receber o cartão ou valor mínimo de recarga.

As principais bandeiras do país oferecem opções de cartão de crédito pré-pago, como MasterCard, Elo, Visa, entre outras. 

Entre as soluções disponíveis no mercado, existem aquelas voltadas a demandas específicas, como viagens internacionais ou controle de mesadas, por exemplo. 

O cartão de crédito pré-pago pode ainda atender a outras necessidades. Isso vai desde o controle de gastos até uma melhor educação financeira para os filhos. 

Com ele, você associa as compras no crédito a um valor já definido, que esteja alinhado ao seu orçamento e que não irá ultrapassar o limite escolhido na recarga.  

Veja mais: vantagens do cartão de crédito; pagamentos digitais

Como recarregar esse cartão?

Com exceção das compras parceladas, os serviços pré-pagos agregam as principais vantagens do cartão de crédito (somadas ainda a um maior controle financeiro para você e sua família). 

Entretanto, sua utilização só é possível se você efetuar as recargas no dia a dia, de acordo com o número de pagamentos que deseja fazer nesse meio.

Assim como as eventuais taxas, os métodos para recarregar o cartão de crédito pré pago variam de acordo com cada instituição. No geral, eles incluem:

Débito em conta

Normalmente, as operadoras permitem recarregar o cartão diretamente no débito. Dessa forma, o saldo depositado será descontado daquele que você tem disponível em conta. 

Nessas situações, há a opção de programar um débito mensal ou semanalmente. Assim, a conta não precisa necessariamente estar vinculada ao cartão.

Saldo em conta

De forma semelhante à opção anterior, o saldo permite carregar o cartão de crédito pré pago a partir do valor disponível na sua conta.

A diferença é que essa opção é sempre usada em uma conta vinculada ao cartão e não há a possibilidade de programar um débito periódico. 

Pagamento através de boleto

Outra solução de recarga bastante comum é o pagamento de boleto. Ele é gerado a partir do valor definido no próprio aplicativo do cartão.

Ele pode ser quitado como qualquer outro boleto comum, seja em caixas eletrônicos, aplicativo de banco ou lotéricas.

Depósito direto

Por fim, você pode realizar um depósito direto para preencher o saldo do seu cartão de crédito pré-pago.

As exigências variam entre os bancos, mas é comum que isso só seja possível por meio de depósitos identificados, feitos pessoalmente no caixa com o CPF do portador. 

Onde você pode comprar um cartão pré-pago?

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito pré-pago, vamos completar nosso glossário de informações com mais um detalhe de suma importância sobre o serviço.

Muitos consumidores não sabem ao certo onde adquirir esse tipo de solução, mas as opções são diversificadas e bastante simples.

Onde você pode comprar um cartão pré-pago 

A primeira possibilidade é comprá-lo diretamente pela internet. Basta acessar o site da instituição que você deseja e solicitar o cartão. 

Nesses casos, a supracitada tarifa de recebimento pode ser cobrada. Contudo, ela tende a ser acessível. Além disso, a compra online facilita bastante o acesso ao cartão. 

Além disso, diversas lojas credenciadas oferecem cartão de crédito pré-pago. Basta encontrá-lo no comércio de sua preferência e ativá-lo via aplicativo.

Em todos os casos, é só comprar o cartão para usá-lo em qualquer empresa que aceite a bandeira, para fazer suas compras na internet ou mesmo fora do país. 

Quais são as vantagens em utilizá-lo?

Gostou do nosso guia completo de cartão de crédito pré-pago? Se você ainda está na dúvida, relembre e confirme os benefícios garantidos na sua aquisição:

Maior controle de gastos

Com a solução pré-paga, você define previamente o quanto deseja gastar. Assim, é possível controlar melhor as finanças e não correr o risco de deixar de honrar seus pagamentos. 

Não tem fatura

Seguindo a lógica da vantagem anterior, você não precisa se preocupar com a fatura no fim do mês. O pagamento é sempre feito no ato da compra, a partir do saldo carregado anteriormente. 

Não precisa de comprovação de renda ou conta corrente

Você não precisa ter uma conta em banco para usar o cartão de crédito pré-pago. Isso porque o valor da recarga será o limite e, por isso, não é necessário comprovar renda. 

Compras internacionais

Diversos serviços pré-pagos são aceitos em outros países. Isso simplifica as compras internacionais, ainda mais se você vai viajar e não tem um cartão de crédito com essa opção.

Agora que você já sabe tudo sobre o cartão de crédito pré-pago, não deixe de garantir a solução ideal para o seu perfil.

Aqui você pode consultar a lista de cartão de crédito pré-pago disponíveis no mercado, assim fica mais fácil visualizar a melhor opção para você.

Nossa equipe atualiza a lista de forma constante e organiza por filtros específicos, o que facilita ainda mais a escolha do cartão mais alinhado ao seu perfil.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade