Você sabe como fazer o estorno do cartão de crédito? A grande maioria dos consumidores conhece ou já ouviu falar nesse direito, mas nem todos sabem como acioná-lo ou qual é a sua real importância.

Entender como cancelar uma compra no cartão de crédito é algo que faz toda a diferença quando há cobrança de valores errados, em caso de fraudes ou desistência de compras.

As regras para estorno são relativamente simples, mas é preciso ter atenção a alguns detalhes na hora de utilizá-las ao seu favor. Neste artigo, vamos explicar como o processo funciona, seus diferentes tipos e quanto tempo demora para ele ser concluído. Acompanhe.

Estorno do cartão de crédito: o que é isso?

Como você já deve saber, o estorno do cartão de crédito consiste na devolução de determinada quantia que foi gasta em uma transação, para que ela não seja mais cobrada na sua fatura.

Diversos fatores podem levar a uma compra aprovada e depois cancelada. Isso vai desde a cobrança do preço equivocado de um produto, até a entrega do item errado, descumprimento do prazo de entrega, arrependimento de uma aquisição online, fraude, e assim por diante.

Em alguns casos, cabe ao consumidor solicitar o cancelamento da compra no cartão de crédito o quanto antes. Isso pode ser feito na própria loja ou ainda junto à administradora do cartão.

Trata-se de um direito importantíssimo para que os consumidores não fiquem no prejuízo caso se sintam prejudicados ou lesados em suas operações financeiras. Nos próximos itens, vamos explicar em quais situações o estorno é possível e como o processo de devolução funciona.

Como funciona?

Agora que você já sabe o que é estorno de compra no cartão, é importante ficar atento às possibilidades em que ele é válido, como solicitá-lo e quando a devolução deve ser feita. Entenda:

Quem pode pedir estorno?

Todos os consumidores têm direito ao estorno do cartão de crédito. Entretanto, ele só é válido diante de fatores específicos, conforme destacamos anteriormente. Nós explicaremos a você quando é possível pedir a devolução no último tópico deste item.

Também é importante destacar que isso varia conforme a modalidade de compra, pois, nas aquisições pela internet, todos os clientes têm até 7 dias para pedir reembolso se quiserem. Já nas lojas físicas, isso varia conforme a política de cancelamento da própria empresa.

Como pedir estorno no cartão de crédito?

Para pedir o estorno, você precisa inicialmente contatar o negócio em que fez a compra, se a loja confirmar o cancelamento, ela realizará todos os trâmites para a devolução. Já em caso de fraude, o ideal é entrar em contato com a operadora do cartão.

Caso o estabelecimento negue o estorno, é recomendado acionar a operadora. Nesses casos, ela pode prestar auxílio na comprovação do direito ao ressarcimento. Em muitos serviços bancários, o abatimento é automático até que a análise do caso seja finalizada.

Quando pedir um estorno?

Como você pôde ver, quem procura saber se “posso cancelar uma compra no cartão de crédito” tem acesso a esse direito caso se enquadre em algumas situações específicas. Agora vamos explicar quais são as principais delas.

Se o produto adquirido apresentar algum defeito dentro do prazo de garantia e não for consertado em até 30 dias, o estorno é permitido. O mesmo vale se as especificações da venda estiverem erradas, como a quantidade recebida ou o prazo de entrega.

Conforme também explicamos anteriormente, compras feitas na internet dão direito automático à devolução em até 7 dias, contando a partir da data de entrega. Em casos de fraude, como a clonagem do cartão, também é concedido o estorno do cartão de crédito.

Tipos de estorno

Assim como as demais vantagens oferecidas pelas operadoras, a possibilidade de devolução é importantíssima, principalmente se considerarmos a segurança dos consumidores. Entretanto, ainda há outros detalhes relevantes sobre como funciona o estorno do cartão de crédito.

Nesse sentido, cabe aos consumidores o conhecimento dos diferentes tipos de ressarcimento. Isso porque, os motivos que levam à sua solicitação podem gerar diferentes tipos de procedimentos. Confira mais detalhes:

Estorno em caso de desistência

Caso você queira o estorno do cartão de crédito por ter desistido de uma compra, vale a regra: se foi uma aquisição online, o direito é válido por 7 dias a partir do recebimento do produto. Cabe à loja lidar com os trâmites.

Entretanto, isso muda nas lojas presenciais, já que elas não são obrigadas a arcar com a devolução. Assim, o que ocorre é que cada uma delas possui suas próprias políticas de cancelamento. Caso você se sinta lesado, é preciso contatar a operadora do cartão ou até o Procon.

Estorno em caso de erro de cobrança

Se a compra no cartão de crédito foi cobrada com o valor errado, o primeiro passo é tentar fazer o estorno diretamente com a loja. Se houver recusa, é válido seguir o mesmo processo que citamos acima, contatando a operadora ou serviços de proteção ao consumidor.

Nos comércios presenciais, é possível fazer o estorno na hora e depois simplesmente fazer uma nova cobrança, dessa vez com o valor correto. Já nos e-commerces, é preciso entrar em contato com a empresa imediatamente, enviar o comprovante da compra e pedir o estorno.

Estorno em caso de fraude

Por fim, se você notar uma cobrança na sua fatura que não corresponda a uma compra feita por você, é sinal que alguma fraude ocorreu no seu cartão. Nesses casos, você precisa contatar a administradora imediatamente e pedir o estorno.

O cancelamento das compras indevidas ficam sob responsabilidade da administradora. O processo costuma ser rápido e é acompanhado pelo cancelamento do cartão, para que novas cobranças indevidas não ocorram.

Quanto tempo demora para um estorno acontecer?

Outra dúvida comum entre os consumidores é quanto tempo demora um estorno do cartão de crédito. Conforme explicamos, algumas situações garantem uma devolução mais rápida que outras.

Nos casos de fraude ou de cobrança indevida, é comum que o valor seja estornado em cerca de 24 horas. Contudo, o prazo pode ser de até 8 dias. Já quando há desistência da compra, o dinheiro não é devolvido de imediato e pode demorar até duas faturas para ser estornado.

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