Você faz parte do grupo de consumidores com dívidas de cartão de crédito? Está com problemas para quitá-las?

Em primeiro lugar, saiba que você não está sozinho. Para se ter ideia, 66% das famílias no país estão endividadas no cartão, segundo dados divulgados pela Agência Brasil. 

Inclusive, de acordo com uma pesquisa publicada pela Metodista, 80,3% dos endividamentos no Brasil estão relacionados às compras feitas no crédito.

Para fugir das estatísticas e se livrar de qualquer dívida de cartão de crédito, é fundamental adotar alguns cuidados especiais. Descubra quais são eles ao longo deste artigo. 

Como se organizar e quitar dívidas de cartão de crédito? 

Muitas vezes, a dívida do cartão de crédito é pequena e fácil de ser quitada. Já em outras, o acúmulo na fatura pode parecer um verdadeiro beco sem saída. 

Em todos os casos, é fundamental tentar pagar o que você deve no menor tempo possível. Quanto maior a demora, piores são as consequências (como explicamos ao final do conteúdo). 

Independentemente da sua situação financeira, procure colocar as finanças na ponta da caneta, avaliar as alternativas disponíveis e dar os primeiros passos para se livrar do endividamento. 

Nesse sentido, para vencer a dívida de cartão de crédito, comece a partir das seguintes etapas:

Saiba exatamente quanto você deve

Para quitar o que deve, você precisa saber exatamente o valor. O recomendado é entrar em contato com a emissora do seu cartão e solicitar o CET. Trata-se do custo total efetivo da dívida. 

Com o valor exato em mãos, você saberá qual a quantia certa para finalizar o pagamento. Dessa maneira, é possível ter uma visão mais clara para fazer o seu planejamento e saber quais serão os esforços necessários até a quitação. 

Faça um balanço da sua situação financeira

Por falar no planejamento, esse é o passo seguinte a ser dado para se livrar da dívida de cartão de crédito.

Ciente do tamanho do endividamento, faça um balanço do orçamento para saber quanto dinheiro separar mensalmente para que tudo seja quitado. Basicamente, esse é o momento de colocar sua planilha de finanças em ação e equilibrar todos os seus gastos e ganhos. 

Negocie sua dívida

Para garantir melhores condições no pagamento, entre em contato com a operadora e solicite uma renegociação. A tendência é que a primeira proposta tenha valores altos. Por isso, faça uma contraproposta até chegar em uma parcela alinhada ao seu planejamento. 

Uma dica importante é optar por parcelas fixas. Dessa forma, você evita juros maiores. Novamente, reforçamos a importância de solicitar o CET. Com ele, você acompanha exatamente o que é pago, quais as taxas, impostos e pode gerenciar melhor seus limites

Tente não fazer novas dívidas 

Após conseguir um bom acordo, seja fiel aos pagamentos. Além disso, lembre-se de manter as contas equilibradas para que nenhum imprevisto comprometa o seu planejamento. 

Isso significa não parcelar mais compras e cortar todos os gastos possíveis até que as parcelas sejam finalizadas. 

quanto tempo prescreve uma dívida de cartão de crédito

O que acontece se você não pagar sua dívida? 

A principal consequência de não pagar uma dívida de cartão de crédito é ter seu nome negativado.

Isso porque, quando a fatura não é paga no tempo determinado, a instituição financeira pode adicionar o seu CPF na lista de consumidores inadimplentes dos órgãos de proteção de crédito.

De acordo com uma pesquisa do CNC publicada no Correio Braziliense, 25% dos núcleos familiares brasileiros não conseguem pagar o que devem no crédito dentro da data de vencimento. Ou seja, três em cada quatro famílias podem parar no Serasa. 

As consequências da inadimplência incluem dificuldades para fazer compras parceladas, para liberar empréstimos, obter financiamentos e outras questões que podem ser importantes na sua vida.

Como se não bastasse, os juros do cartão estão entre os mais elevados do mercado. Isso significa que, quanto mais você demorar para pagar, maior será a “bola de neve” nas suas dívidas. 

Portanto, fique bastante atento às dicas que explicamos acima e não deixe os compromissos da fatura para depois. Com um uso consciente, o uso do cartão fica livre de riscos e pode aproveitar todas as vantagens do cartão de crédito

Outro cuidado importante para não ter dívida de cartão de crédito é garantir uma solução financeira que esteja bem alinhada à sua realidade e às suas principais necessidades. Com a nossa inteligência artifical você consegue descobrir o cartão ideal para você em menos de um minuto. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade