Você conhece todas as vantagens do cartão de crédito? Ao contrário do que muitos acreditam, ele pode ser um ótimo aliado para a sua vida financeira.

Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, o número de cartões de crédito no país já ultrapassa os 123 milhões. Infelizmente, seu uso ainda é associado à criação de dívidas e a gastos excessivos. Contudo, basta ter consciência e adotar alguns cuidados para desfrutar de seus benefícios sem riscos.

Dito isso, você deve estar se perguntando: Afinal, como tirar vantagem do cartão de crédito? O que fazer para que sua utilização seja consciente?

Acompanhe este artigo para descobrir como transformar o seu cartão em um porto-seguro para as suas finanças.

Leia mais: anuidade do cartão de crédito; como gerenciar o limite do cartão

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

Antes de nos aprofundarmos sobre os cuidados com o cartão e se realmente vale a pena utilizá-lo, é importante esclarecer os pontos positivos que ele pode proporcionar.

Conforme citamos acima, o uso inconsciente de crédito por algumas pessoas acaba deixando muitas outras com receito. A boa notícia é que esse não precisa ser o seu caso.

Entenda as vantagens do cartão de crédito e saiba como o seu bolso pode ser favorecido ao desfrutá-las:

1. Prêmios como cashback ou pontos de milhas

Atualmente, a maioria dos cartões oferecem programas de pontos e recompensas. Nesse caso, o usuário acumula pontos nas compras e pode trocá-los por benefícios exclusivos. 

Um dos mais populares é o cashback, em que você tem uma porcentagem do dinheiro gasto devolvido para realizar novas aquisições. 

Outro diferencial famoso é o de milhas. Nele, sua fatura mensal gera pontos que podem ser revertidos junto às companhias aéreas, que oferecem diferentes programas de viagens.

Em todos os casos, o simples ato de usar o cartão durante as compras já proporciona prêmios e mais economia para o seu bolso.

Quais são as vantagens do cartão de crédito

2. Impacto direto no seu score

De acordo com o Serasa, o score de crédito é um tipo de “nota” dada a cada consumidor. Ela é baseada no histórico da pessoa enquanto boa pagadora. 

Quanto maior é a pontuação do indivíduo, mais fácil é o seu acesso às modalidades de crédito que deseja ou que precisa. 

Inúmeros fatores são usados para definir o score. Dentre eles, o cartão de crédito é um dos mais relevantes, portanto utilizá-lo pode ser decisivo para ampliar as suas possibilidades financeiras.

3. É um meio de pagamento seguro

Em comparação com outros métodos de pagamento, a segurança é uma das mais significativas vantagens do cartão de crédito.

Na modalidade de débito, por exemplo. Se alguém roubar o seu número e tirar todo o dinheiro da sua conta, pode ser que você leve meses até recuperar os valores (ou sequer os tenha de volta).

Em contrapartida, se uma compra não autorizada ocorrer no crédito, você só precisa informar ao emissor do cartão e a cobrança será cancelada do seu extrato de forma praticamente imediata.

4. Oferecem flexibilidade e conveniência

Outro ponto importante é que os cartões de crédito são flexíveis e oferecem conveniências que não existem em outros meios, algo que vai muito além dos programas de benefícios e pontos. 

vantagens-do-cartao-de-creditoIsso vai desde as compras internacionais ou feitas pela internet, que normalmente só podem ser efetuadas no crédito, até a assinatura de produtos e serviços digitais.

Outra facilidade é a possibilidade de comprar itens de alto custo sem comprometer seu orçamento mensal (desde que isso seja feito com um bom planejamento).  

Afinal, há mais tempo para pagar e também a possibilidade de parcelar em quantas vezes couberem no seu bolso (muitas vezes sem juros). 

5. Garantia para emergências

Se você acompanhou nossos últimos artigos, provavelmente já sabe como é importante ter uma reserva de emergência para lidar com eventuais imprevistos.

Nesse ponto, uma vantagem do cartão de crédito é garantir acesso a fundos para que você e sua família não fiquem “na mão” caso necessitem de auxílio. 

Panorama do uso do cartão de crédito no Brasil

Agora que você sabe como tirar vantagem do cartão de crédito, vamos ressaltar porque você precisa ter cautela para utilizá-lo de maneira consciente. 

Segundo um levantamento do Serasa divulgado no G1, os brasileiros comprometem cerca de 29% de sua renda mensal com os gastos no crédito. 

Entre o problema mais significativo, está o atraso nas faturas. Além disso, 3,6% dos consumidores arcam apenas com o valor mínimo delas para não ficarem negativados

Inclusive, quanto menor é o poder de compra, maior é a renda comprometida pelas despesas com o cartão.

Isso indica que as vantagens do cartão de crédito se convertem em dores de cabeça quando não há consciência sobre a própria realidade financeira.

Ainda de acordo com o Serasa, os problemas surgem quando o limite passa a ser visto como uma extensão da renda e a capacidade de pagamento não é observada. Ou seja, em curto prazo, o cartão parece uma boa alternativa para ajudar nas contas quando a margem do orçamento é baixa. Contudo, isso vira uma “armadilha” em médio e longo prazo. 

Felizmente, você pode se prevenir adotando alguns cuidados. Assim, os riscos são eliminados e o cartão passa a beneficiar a sua renda. Saiba mais no próximo item. 

uso do cartao de credito

Como fazer o uso consciente do meu cartão?

Como você pôde perceber, as vantagens do cartão de crédito são diversas, mas o mau uso pode transformá-las em problemas financeiros relevantes. 

Isso significa que você deve prezar por um uso consciente, baseado em uma boa educação financeira e focado na capacidade do seu orçamento. Confira nossas dicas: 

  • Se fizer compras parceladas, não “empurre com a barriga” as parcelas. Considere o valor a ser pago como já comprometido;  
  • Sempre que possível, pague o valor total da fatura no vencimento. Use o pagamento mínimo somente em situações emergenciais;
  • Jamais use o cartão de crédito como um complemento de renda. Afinal, ele é um recurso financeiro, não um “segundo salário”;
  • Tenha um bom controle de despesas para não gastar mais do que consegue pagar;
  • Avalie cada compra com critério. Pequenas parcelas podem parecer insignificantes inicialmente, mas juntas podem gerar faturas altas;
  • Crie um limite realista para suas despesas e jamais perca ele de vista. Assim, as contas nunca vão se transformar em uma “bola de neve”. 

Vale a pena contratar um cartão?

Não é porque algumas pessoas usam o cartão de forma inadequada que você precisa ter medo de aproveitar seus benefícios. De fato, o dinheiro usado funciona como um tipo de empréstimo e é preciso ter responsabilidade para utilizá-lo. 

Contudo, ter consciência sobre as vantagens do cartão de crédito pode transformá-lo em uma ferramenta de muito valor para a sua vida financeira. 

Ao longo deste artigo, deixamos claro como o cartão pode ser seu aliado. Tendo isso em mente, preze por um uso moderado, pague as contas em dia e defina limites que cabem no seu orçamento para explorar cada possibilidade com total tranquilidade.

Para encontrar a opção ideal para suas necessidades, você pode conferir os melhores cartões de crédito do mercado, selecionados pelos nossos especialistas. Aliás, você pode comparar as opções disponíveis de acordo com os benefícios oferecidos.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade