Você já considerou sacar dinheiro do cartão de crédito? Muitos consumidores não sabem dessa possibilidade, mas ela pode ser bastante útil em algumas situações, caso seja usada com a devida cautela.

Não é novidade que os serviços de crédito oferecem cada vez mais facilidades para os consumidores. Conhecer os diferenciais à sua disposição é a melhor maneira de aproveitar ao máximo o seu cartão e de ter mais benefícios na sua vida financeira.

Sabendo disso, preparamos este artigo para que você entenda como tirar dinheiro do cartão de crédito, qual o limite de saque no caixa, quais os custos envolvidos, entre outros detalhes fundamentais para você usar o serviço de maneira segura e vantajosa. Acompanhe.

Sacar dinheiro do cartão de crédito: posso fazer isso?

Como você pôde ver logo acima, é possível sim sacar dinheiro do cartão de crédito. Essa é uma alternativa para quem precisa de dinheiro, mas não tem nenhuma quantia disponível na conta corrente.

Como funciona?

A operação funciona como uma espécie de empréstimo, em que o valor retirado no caixa eletrônico é descontado na fatura do cartão. A essa quantia, são somados os juros normais do crédito e cobranças extras. Continue lendo para conhecer as taxas e os limites praticados.

Quanto custa para sacar?

As cobranças para o saque no cartão de crédito incluem duas taxas: a da operação e a de juros. Ou seja, o banco vai lhe cobrar uma tarifa específica pelo ato de sacar, acrescida de juros equivalentes aos do crédito rotativo. Entenda melhor essas cobranças ao final deste artigo.

Vale a pena?

Ao saber como transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro, tenha em mente que essa opção poucas vezes compensa. Na verdade, tudo varia de acordo com cada consumidor. Justamente por isso é importante entender cada detalhe sobre como funciona a operação.

Afinal, os juros rotativos estão entre os mais altos do mercado, e eles ainda são somados à taxa para sacar. Ou seja, por mais que a quantia possa lhe salvar no final do mês, é preciso ter cuidado e planejamento para que o seu pagamento não se transforme em uma “bola de neve”.

Qual o limite disponível para saque?

Vale destacar que o limite disponível para saque no cartão de crédito não é o mesmo que você tem para as suas compras do dia a dia. Fique atento a todos os detalhes sobre o seu cartão para saber as condições, pois isso varia de acordo com cada instituição financeira.

Em geral, os bancos liberam apenas de 5% a 15% do limite da fatura para saque. Isso porque, como citamos acima, as taxas são altas. Dessa maneira, as instituições procuram não estimular tanto os saques, disponibilizando-os apenas como um crédito para emergências.

Quais são as taxas?

Agora que você já sabe como funciona sacar dinheiro do cartão de crédito, é válido nos aprofundarmos um pouco nas taxas cobradas. Afinal, essa é a única maneira de se planejar e garantir mais clareza ao utilizar o serviço. Confira:

Taxa de saque

Quem já sabe como sacar dinheiro no caixa eletrônico a partir da conta corrente pode acabar se surpreendendo com os valores cobrados para o saque do cartão de crédito. Isso porque os bancos costumam cobrar de R$ 12 a R$ 18 por operação nessa modalidade.

Cada instituição trabalha com os seus próprios valores, mas eles quase sempre são elevados. Portanto, esse é um ponto que merece a sua atenção, pois ele encarece ainda mais a fatura (que já ficaria mais cara por conta das taxas de juros).

Taxa de juros

As taxas de juros também variam de acordo com cada banco. Em todos os casos, elas quase sempre são as mesmas cobradas pelo crédito rotativo. Caso você não saiba, ele corresponde à porcentagem cobrada em tarifas quando só o valor mínimo da fatura é pago.

Se você gostou de conhecer todos os detalhes sobre como sacar dinheiro do cartão de crédito, agora basta garantir um serviço financeiro vantajoso e alinhado ao seu perfil. Responda nosso questionário e descubra o cartão ideal para você. Leva menos de um minuto!

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade