Para quem ama fazer compras pela internet, as plataformas virtuais se tornaram aliadas inseparáveis, afinal, as compras online nos permitem economizar consideravelmente, além de não precisar se dirigir até uma loja física. Entretanto, o ambiente virtual não está isento da presença de criminosos, prova disso é que cada vez mais brasileiros têm seu cartão clonado.

Pensando nisso, criamos um conteúdo para explicar o que é a clonagem, quais são suas consequências, como identificar se o cartão foi clonado e o que fazer para evitar isso. Boa leitura!

O que é o cartão clonado?

A clonagem de cartão é, em termos simples, uma prática caracterizada pela transferência de dados de um cartão válido para outro “falsificado”. Em geral, esse tipo de ação é realizado por terceiro e, eventualmente, pode também incluir o uso de informações pessoais e demais dados financeiros do cidadão.

Embora grande parte dos cartões de crédito no país seja dotada de tecnologias de segurança, como o uso de chips, os criminosos também vêm se especializando para atingir o máximo de pessoas. Portanto, ainda que o número de fraudes seja decrescente, ainda é possível que leitores falsificados possam ser inseridos em caixas eletrônicos ou maquininhas de pagamento com o intuito de clonar o cartão.

Portanto, independentemente do local, é possível ser clonado em diferentes mecanismos. Os mais comuns, porém, são:

  • Caixas eletrônicos de bancos 24 horas — sobretudo quando o cartão não possui chip;
  • Maquininhas de pagamento: embora menos comum, cartões com chip podem ter a segurança burlada por meio de sistemas que fazem a leitura e copiam as informações verdadeiras;
  • Compras online: em geral, sites falsos podem induzir o consumidor a realizar pagamentos em sistemas que revelam o nome, data de validade, número e código de segurança do cartão, facilitando o uso indevido, mesmo sem o cartão físico.

Como saber se o cartão foi clonado?

A principal forma de descobrir se um cartão foi clonado é identificando o uso em estabelecimentos desconhecidos. Normalmente os cartões clonados são utilizados para realizar compras, assim, os registros das transações constam na fatura do consumidor afetado.

Nesse caso, o primeiro passo é entrar em contato com a administradora do cartão ou banco para solicitar o seu cancelamento. Sendo assim, uma importante dica é proceder com o bloqueio do método de pagamento o mais rápido possível, haja vista que os criminosos podem continuar aplicando golpes e, assim, contraindo novas despesas ilegalmente.

Como proceder nessas situações?

Como vimos, para identificar um cartão clonado é muito importante acompanhar o consumo pela fatura mensal. Assim, ao verificar transações suspeitas, como empréstimos com cartão de crédito, o usuário tem algumas opções para reverter e minimizar eventuais prejuízos financeiros. Saiba mais:

  • Faça o bloqueio imediato do cartão para que novas transações sejam impedidas;
  • Identifique, por meio da sua fatura, quais movimentações não foram de fato realizadas por você. Anote todas as datas e horários suspeitos;
  • Entre em contato com a empresa gestora do cartão e avise sobre a clonagem, indicando quais transações foram realizadas no período;
  • Por fim, registre um boletim de ocorrência. Dessa forma, a gestora poderá identificar claramente a prática de crime financeiro e estabelecer os devidos procedimentos para ressarcimento.

Pronto. Ao se concluir o processo de contestação das dívidas contraídas pelos criminosos, os valores utilizados indevidamente serão devolvidos e um novo cartão poderá ser emitido para o usuário.

cartão clonado

Dicas para se proteger contra esse tipo de golpe

Em síntese, para impedir que golpistas utilizem o cartão e apliquem golpes financeiros na internet, é importante seguir algumas dicas, muitas delas são medidas simples e práticas. Veja quais cuidados observar:

Não compartilhe dados do seu cartão

Evite, sobre qualquer hipótese, fazer fotos do cartão de crédito e jamais compartilhe tais informações em redes sociais ou na internet em geral. Embora o ambiente virtual facilite a rotina de milhões de pessoas, muitos criminosos podem utilizar esses recursos para acessar as informações do cartão de crédito ou débito dos consumidores.

Outro cuidado importante é evitar que sejam armazenadas informações importantes em aplicativos de mensagem instantânea ou e-mails, pois, caso tenha tais ferramentas clonadas ou invadidas, os criminosos poderão acessar os detalhes do cartão por meio do próprio celular. Por isso, evite a todo custo compartilhar informações digitalmente.

Cuidado com links recebidos

O disparo de links falsos é uma prática muito comum, especialmente com a popularização de ferramentas digitais, como e-mails, WhatsApp e demais plataformas virtuais. Nesse sentido, é muito importante desconfiar de remetentes não conhecidos, afinal, ao clicar em links suspeitos, os golpistas poderão, rapidamente, captar informações confidenciais.

Portanto, é sempre recomendável analisar a autenticidade dos links e dos remetentes, desconfiando sempre de links enviados. Uma dica para identificar fraudes é observar, por exemplo, se há erros gramaticais nas mensagens ou se o remetente difere daquele que alega ser.

Observe se o site é seguro

Tendo em vista que a principal estratégia para clonagem de cartões ocorre por meio de compras virtuais, é muito importante que seja verificado se o site em questão é de fato seguro. Hoje em dia, muitas instituições podem, facilmente, ter sua loja virtual também clonada.

Assim, ao acessar um site alegadamente falso, são maiores as chances de ter as informações financeiras e pessoais vazadas. Consequentemente, os consumidores podem ter seu cartão clonado. Para evitar esse tipo de transtorno, portanto, basta observar se o site oferece todos os requisitos de segurança.

Use um cartão virtual

Por fim, utilizar cartões virtuais é uma forma também bastante eficaz no combate à clonagem de cartões. Ao utilizar esse tipo de pagamento, é possível impedir que sites falsos utilizem indevidamente os dados bancários para realizar transações fraudulentas. Lembrando que a maioria das instituições oferecem essa opção.

Na prática, o cartão virtual funciona como uma espécie de codificador, dado que o seu número ou código de segurança são constantemente atualizados, ao passo que o cartão físico mantém os números. Logo, caso tenha os números vazados, os criminosos não poderão cometer crimes, já que os dados serão alterados.

Como vimos, ter o cartão clonado, embora pouco comum, é uma possibilidade bastante real. Para evitar esse tipo de transtorno, portanto, prefira sempre fazer compras com o cartão virtual, analise se o site em que realizará transações financeiras é seguro e desconfie sempre de links falsos ou de procedência duvidosa.

E então, leitor. O que achou das nossas dicas e informações? Que tal agora buscar o cartão de crédito mais adequado às suas necessidades? Te ajudamos a encontrar o seu cartão ideal

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade