Você conhece a modalidade de empréstimo com cartão de crédito? Já se sabe que o empréstimo é uma das ferramentas mais importantes para permitir que o sistema econômico gire. Afinal, graças ao empréstimo, é possível pagar as contas, realizar uma compra necessária e dar uma aliviada nas contas. 

Isto é, a vida é cheia de metas a cumprir e imprevistos a resolver. Por um lado, é preciso planejar e definir metas para atingir seus objetivos e, por outro, deve estar preparado para um imprevisto financeiro. Em todos os casos, um empréstimo pode ser uma solução e tanto. 

Mas, como é possível solicitar um empréstimo com cartão de crédito? E quais são as principais soluções oferecidas por este instrumento financeiro? Para esclarecer todas essas dúvidas sobre essa modalidade de empréstimo, continue lendo este artigo!

Tem como fazer empréstimo no cartão de crédito?

Sim, é possível realizar um empréstimo com cartão de crédito com facilidade. Certamente, essa é uma das modalidades mais inovadoras de empréstimos que visa facilitar em caso de imprevistos. O empréstimo é, portanto, um importante instrumento financeiro capaz de solucionar demandas financeiras urgentes.

Ou seja, é ideal para ajudar as pessoas a realizarem compras importantes e pontuais, mas que não contam com dinheiro suficiente no momento; ou até mesmo, para terem um alívio financeiro para pagar as contas..

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

Existem duas modalidades de empréstimo com cartão de crédito: empréstimo sem comprometer o limite, e o empréstimo a partir do limite de cartão. Ou seja, dependendo do banco ou instituição financeira,  eles fornecem um crédito, um valor extra para empréstimo que independe do limite disponível, mas as parcelas chegam na fatura como se fosse uma compra no cartão. 

A outra modalidade, como mencionado, é o empréstimo pessoal com o cartão de crédito utilizando o limite disponível. Ou seja, nessa modalidade, você compromete o limite em troca de dinheiro no bolso. E claro, com os devidos juros. 

Em ambos os casos, com base no valor utilizado para fazer compras ou sacar dinheiro, você tem a opção de parcelar (como se estivesse solicitando um empréstimo pessoal ou um empréstimo consignado) e pagar o empréstimo com seu cartão de crédito a partir de uma prestação mensal que é debitada da conta corrente.

Se você usar todo o limite de crédito do cartão no mês, terá que esperar o pagamento da próxima fatura e a liberação de limite para poder usá-lo novamente.

Como fazer empréstimo pessoal com cartão de crédito

 A maneira mais fácil de obter um empréstimo com cartão de crédito é solicitar um cartão de um banco ou instituição financeira.

Após obter  cartão de crédito, a possibilidade de obter uma linha de crédito extra para empréstimo é bem maior. Ou seja, pelo aplicativo do banco, eles sinalizam se possuem ou não esse serviço de empréstimo. Caso tenha essa modalidade de empréstimo, ele fornece todo direcionamento para sacar dinheiro em caixa eletrônico ou depositar diretamente na conta do beneficiário. 

Outra maneira que tem sido utilizada pelas pessoas é solicitar o empréstimo em empresas financeiras, em que o solicitante passa o cartão de crédito na maquininha como se fosse uma compra, e recebe o valor em conta. Lembrando que se for realizar o empréstimo dessa forma, é preciso atentar-se à confiabilidade da empresa, pois não há vínculo com a instituição do cartão, ou bancos. 

Uma maneira segura e eficiente é realizar uma cotação em sites confiáveis, que possuem simuladores de empréstimo e fornece todo suporte para você escolher seu melhor empréstimo com cartão de crédito.  

Empréstimo com cartão de crédito: simulação

As calculadoras de empréstimo com cartão de crédito podem ajudá-lo a estimar o custo total de um empréstimo, quais fatores influenciam o tempo de pagamento de um empréstimo e muito mais.

Determine seus pagamentos estimados para diferentes valores de empréstimo, taxas de juros e prazos.

Esse tipo de simulação leva em consideração o valor do empréstimo desejado, o prazo de reembolso e a taxa de juros potencial. Você poderá visualizar um pagamento mensal estimado, bem como o cronograma de amortização, que fornece um detalhamento do principal e dos juros que você pode pagar a cada mês.

Lembre-se de que essas calculadoras de pagamento de empréstimos fornecem apenas uma estimativa, com base nas informações fornecidas. Taxas de empréstimo, como multas de atraso, parcelamento, etc, podem aumentar seus custos ou reduzir os fundos de empréstimo que você recebe. Esta calculadora de pagamento de empréstimos também não leva em conta custos adicionais relacionados à instituição financeira ou banco.

Aqui está uma tabela com os juros para você fazer uma simulação:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
ITAÚ UNIBANCO   4,4 60,75
NUBANK   4,27   65,15
BANCO SANTANDER   4,35   66,61
BANCO BRADESCO   5,47   89,38 
BV FINANCEIRA   6,26   107,22
CREFISA   21,79   964,61

Vale a pena pegar um emprestimo com cartão de crédito?

Sem dúvida,  o empréstimo com cartão de crédito é uma boa opção, e  melhor ainda que as taxas geralmente são mais baixas que outros tipos de empréstimos, além de ser mais rápido e prático.  

No entanto, é preciso avaliar bem as condições do banco do seu carrão, para não pagar juros muito altos, pois mesmo tendo a possibilidade desse tipo de empréstimo ter taxas menores, pode ser que o parcelamento,  taxa de serviço…ou o conjunto de taxas, torne o empréstimo inviável. Por isso é essencial fazer cotação para ter uma melhor solução.  

Vantagens do empréstimo no cartão de crédito:

Siba algumas principais vantagens do empréstimo com cartão de crédito:

  • Praticidade;
  • Mais agilidade (geralmente o dinheiro cai no mesmo dia na conta);
  • Não precisa de consulta no SPC serasa;
  • Não é necessário garantia;
  • Negativados podem obter esse crédito com facilidade;
  • Taxas podem ser menores.

São várias vantagens, não é? Procure sempre avaliar suas melhores opções!

 Desvantagens do empréstimo no cartão de crédito:

Agora veja as desvantagens do empréstimo com cartão de crédito para melhor avaliação e tomada de decisão:

  • Geralmente contam com ofertas de crédito com valores baixos;
  • Pode comprometer todo seu limite do cartão;
  • Taxas do empréstimo reduzem o valor que você recebe;
  • Pode levar a um ciclo vicioso para obter mais crédito. 

Cuidados ao solicitar o empréstimo no cartão de crédito

Antes de solicitar seu empréstimo com cartão de crédito, é preciso tomar alguns cuidados e analisar algumas questões bem importantes para não sair prejudicado. Aqui estão algumas dicas essenciais para você utilizar na hora de solicitar seu empréstimo. Confira:

  1. Pesquise e compare suas alternativas

Não se trata apenas de comparar a taxa de juros do seu empréstimo, você também deve verificar o  Custo Efetivo Total  (CET), que é o valor total que inclui juros e encargos adicionais que um empréstimo possui, como comissões, taxas e seguros. Ou seja, o quanto você pagará para ter o empréstimo. 

2. Entregue as informações completas no primeiro

Essa é uma das dicas antes de solicitar um empréstimo para agilizar o processo: é conveniente que você forneça todas as informações que eles pedirem desde a primeira vez, pois qualquer esclarecimento pode significar um atraso no processo.

Tenha em mente que as informações necessárias dependerão do tipo de crédito que você está solicitando. Em alguns casos, você terá um convite do seu banco e poderá ativar seu financiamento com apenas alguns cliques, como com um  Empréstimo Pessoal Imediato .

3. Revise o contrato em detalhes

Você tem que rever com o que está se comprometendo e quais são as exceções.

Verifique se há multas ou cobranças extras, bem como se existe a possibilidade de pagamento antecipado do seu crédito.

4. Faça simulações

Ao fazer simulações do seu empréstimo com cartão de crédito, você poderá conferir quantos pagamentos deve fazer, os valores de cada um e as datas comprometidas. Será possível você saber o comportamento do crédito e quanto terá pago quando terminar.

Os simuladores online   permitirão que você faça isso com facilidade e tenha uma ideia de como o desenvolvimento do seu empréstimo funcionará ao longo do tempo.

5. Escolha o prazo correto de acordo com sua capacidade de pagamento

Se você optar por um longo prazo para ter pagamentos mensais mais baixos, acabará pagando mais juros. Pelo contrário, se for muito curto, as parcelas podem exigir parcelas com valores muito altos, o que acaba sendo disfuncional, já que o objetivo é ter um alívio financeiro..

Calcule bem quanto você realmente pode se dar ao luxo de definir esse parâmetro e manter um  excelente histórico de crédito .

6. Não solicite mais dinheiro do que você precisa

Um dos piores erros na gestão do dinheiro é esquecer que tudo o que é pedido tem que ser devolvido, portanto, peça apenas o que você precisa.

O dinheiro adicional o manterá endividado por mais tempo e com pagamentos de juros mais altos.

Para maior flexibilidade e segurança, você pode fazer uma cotação de empréstimo pessoal online rápido personalizada, e comparar as melhores ofertas de empréstimo com cartão de crédito  para você.  Tudo isso através do site Empréstimo Hoje, nós escolhemos o melhor empréstimo pessoal online de forma rápida e fácil.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade