Por muito tempo, os bancos, por conta da restritiva legislação brasileira, não lançaram opções de cartão para menor de 18 anos.

Afinal, segundo a própria lei, é proibido que crianças ou adolescentes tenham cartões de crédito próprios sem comprovação de renda ou emancipação.

Por isso, muitas instituições não investiram nesse tipo de produto, no entanto, isso tem mudado atualmente.

O mercado tem sido flexível com um público mais jovem, menor de idade, que cada vez mais tem tido interesse sobre educação financeira.

Desse modo, separamos 3 opções de cartão de crédito para menor de 18 anos. Conheça mais sobre eles e tire as suas conclusões.

Existe Cartão para menor de 18 anos?

Respondendo diretamente, sim! Existe cartão para menor de 18 anos. Afinal, como dissemos, o mercado financeiro ficou mais flexível com este público jovem, que quer desde cedo mais controle das suas economias.

No entanto, as opções são ainda muito restritas para o público menor de idade. Isso, porque os bancos tendem a não liberar um cartão de crédito para menor, porque este grupo, geralmente:

  • não está preparado para administrar um cartão de crédito;
  • representa um risco maior de inadimplência por falta de uma renda fixa;
  • não ter um histórico financeiro.
  • ainda depende dos seus responsáveis financeiramente para 

Apesar disso, algumas instituições têm aberto possibilidades para que menores de idade obtenham seus cartões de crédito, como você verá melhor no tópico abaixo.

3 Opções de cartões para menor de 18 anos

Aqui, nós separamos 3 opções interessantes para quem quer ter um cartão para menor de 18 anos. É bom dizer que para ter acesso a eles, não basta você ir ao banco e solicitá-los. Afinal, é proibido que menores de idade sem emancipação financeira obtenham cartões de crédito.

Por isso, se não for o seu caso, sempre converse antes com seus pais ou responsáveis sobre o tema. Agora, veja as opções que selecionamos!

Santander SX Universitário

O Santander SX é um programa de cartão universitário para pessoas que já estão na faculdade, mas sem ter completado a maioridade. Com ele, a cada compra de R$ 100 ou cadastrando o próprio CPF e Celular para a chave Pix do Santander, a anuidade sai gratuitamente.

Com ele, é possível:

  • fazer compras online antes de o cartão físico chegar;
  • obter descontos e cashback nas lojas e produtos Esfera;
  • limite pré-aprovado para universitários, sem a necessidade de comprovação de renda.

É bom lembrar que a idade mínima é de 16 anos para solicitá-lo, o que é bastante possível no próprio site ou agências bancárias Santander.

Trigg Cartão Para Menor

A fintech Trigg lançou um cartão para menor, focado num público entre 12 a 16 anos. Ele é um cartão de crédito internacional, cujo responsável tem a permissão de solicitar pelo menos 3 cartões adicionais para menor de 18 anos. 

O legal é que ele pode ser personalizável, com a possibilidade do adolescente escolher o seu cartão com arte dos seus personagens favoritos, como, Mulher-Maravilha, Batman ou Super-Homem, por exemplo)

Banco Inter

No Banco Inter, a liberação de um cartão para menor de 18 somente ocorre na modalidade adicional, isto é, somente o responsável por ele pode solicitar a um jovem, por exemplo.

Nesse caso, a instituição oferece até 4 cartões adicionais, sem anuidade, para menores de 18 anos, sem restrição de idade mínima.

Conheça também o cartão universitário

O cartão universitário pode ser bastante útil para quem está começando sua vida financeira recentemente.

Afinal, para quem ingressa na faculdade, os desafios não param de crescer e, por isso, muitos estudantes buscam várias alternativas de crédito.

Se este é o seu caso, veja a seleção que a Creditis fez das melhores opções de cartão universitário para o seu bolso. Creio que não irá se arrepender. Até mais!

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade