Por muito tempo, os bancos, por conta da restritiva legislação brasileira, não concediam opções de cartão de crédito para menor de 18 anos.

Afinal, segundo a própria lei, é proibido que crianças ou adolescentes solicitem qualquer serviço de crédito em instituições financeiras sem comprovação de renda, ou emancipação.

Por isso, muitas instituições não investiram em cartão de crédito para menor de 18 anos, no entanto, isso tem mudado atualmente.

O mercado tem sido flexível com um público mais jovem, menor de idade, que cada vez mais tem tido interesse sobre educação financeira.

Desse modo, separamos 3 opções de cartão de crédito para menor de 18 anos. Conheça mais sobre eles e tire as suas conclusões.

Cartão de crédito para menor de 18 anos

Existe Cartão para menor de 18 anos?

Respondendo diretamente, sim! Existe cartão para menor de 18 anos. Afinal, como dissemos, o mercado financeiro ficou mais flexível com este público jovem, que quer desde cedo mais controle das suas economias.

No entanto, as opções são ainda muito restritas para o público menor de idade. Isso, porque os bancos tendem a não liberar um cartão de crédito para menor, porque este grupo, geralmente:

  • não está preparado para administrar um cartão de crédito;
  • representa um risco maior de inadimplência por falta de uma renda fixa;
  • não ter um histórico financeiro;
  • depende de alguém financeiramente.

Apesar disso, algumas instituições têm aberto possibilidades para que menores de idade obtenham seus cartões de crédito, como você verá melhor no tópico abaixo.

3 Opções de cartões para menor de 18 anos

Aqui, nós separamos 3 opções interessantes para quem quer ter um cartão para menor de 18 anos. É bom dizer que para ter acesso a eles, não basta você ir ao banco e solicitá-los. Afinal, é proibido que menores de idade sem emancipação financeira obtenham cartões de crédito.

Por isso, se não for o seu caso, sempre converse antes com seus pais ou responsáveis sobre o tema. Agora, veja as opções que selecionamos!

Cartão para menor de 18 Santander

Cartão para menor de 18 Santander

O Santander SX é um programa de cartão universitário para pessoas que já estão na faculdade, mas sem ter completado a maioridade. Com ele, a cada compra de R$ 100 ou cadastrando o próprio CPF e Celular para a chave Pix do Santander, a anuidade sai gratuitamente.

Esse cartão traz os seguintes benefícios:

  • fazer compras online antes de o cartão físico chegar;
  • obter descontos e cashback nas lojas e produtos Esfera;
  • limite pré-aprovado para universitários, sem a necessidade de comprovação de renda.

É bom lembrar que a idade mínima é de 16 anos para solicitar, e o pedido deve ser feito no próprio site ou agências bancárias Santander.

Cartão de crédito para menor Trigg

Cartão de crédito para menor Trigg

A fintech Trigg lançou um cartão para menor, focado num público entre 12 a 16 anos. Ele é um cartão de crédito internacional, cujo responsável tem a permissão de solicitar pelo menos 3 cartões adicionais para menor de 18 anos.

O grande destaque desta opção se da pela personalização do cartão de crédito, que permite o adolescente escolher o seu cartão com a arte de seus personagens favoritos, como, Mulher-Maravilha, Batman ou Super-Homem.

Cartão para menor de 18 Banco Inter

Cartão para menor de 18 Banco Inter

No Banco Inter, a liberação de um cartão para menor de 18 somente ocorre na modalidade adicional, isto é, somente o responsável por ele pode solicitar a um jovem, por exemplo.

Nesse caso, a instituição oferece até 4 cartões adicionais, sem anuidade, para menores de 18 anos, sem restrição de idade mínima.

Conheça também o cartão universitário

O cartão universitário pode ser bastante útil para quem está começando sua vida financeira.

Afinal, para quem ingressa na faculdade, os desafios são grandes e, por isso, muitos estudantes buscam várias alternativas de crédito.

Além disso, é muito vantajoso para as instituições financeiras fidelizarem clientes no início de suas carreiras, criando vínculos e mantendo essas pessoas na instituição.

Se você é universitário ou irá ingressar em alguma instituição de ensino superior nos próximos meses, conheça as melhores opções de cartão universitário disponíveis para menores de 18 anos. Solicite o seu de maneira rápida, online e sem burocracia!

Cartão para menor de 18 anos vale a pena?

O cartão de crédito para menor de 18 anos é uma alternativa interessante tanto para os jovens que estão em busca de mais independência financeira, tanto para os bancos e emissoras de cartões que oferecem o serviço e têm a oportunidade de fidelizarem novos clientes no início de suas carreiras.

Embora tenha seus lados positivos, é preciso que o menor de 18 anos seja orientado e receba acompanhamento. Pois caso o cartão não seja utilizado com responsabilidade, pode acabar se tornando uma dívida, então em alguns casos, o cartão para menor de 18 anos pode se tornar um risco.

Para essas pessoas recomendamos um cartão de crédito pré-pago, no qual é necessário carregar com dinheiro para utilizar cartão. Dessa maneira não tem como contrair dívidas e o menor de idade terá a facilidade que esse meio de pagamento oferece.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade