Para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), pagar boleto com cartão de crédito é uma boa forma de aproveitar melhor seus benefícios e conveniências. 

Em uma publicação do UOL Economia, o presidente da Abecs, Ricardo Vieira, ainda afirma que “o cartão ajuda o cliente que não tenha recursos para quitar o boleto imediatamente, podendo assim adiar o desembolso para a data de fechamento da fatura do cartão“.  

Claro que isso exige cuidado e atenção. Afinal, você precisa ter pleno controle sobre os vencimentos, ficar atento às taxas e não enxergar o crédito como um “dinheiro extra”.

Que tal descobrir todas as possibilidades para pagamento de boleto no seu cartão e aproveitar esse diferencial com total segurança e comodidade?

A seguir, descubra como isso pode ser feito, quais contas podem ser pagas e as vantagens que você pode garantir. 

Como fazer o pagamento de boleto através do cartão de crédito

Como você pôde ver logo acima, o pagamento de boleto via cartão de crédito pode ser uma solução bastante vantajosa para os usuários. 

Isso porque é válido tanto para aproveitar melhor os benefícios oferecidos pelas operadoras nas compras do cartão, quanto para honrar os compromissos no fim do mês quando preciso. 

Voltando à fala do presidente da Abecs, você deve aproveitar a conveniência oferecida na modalidade “sem descuidar ou achar que o cartão é um complemento de renda“. “O controle das compras e dos vencimentos futuros é essencial para ter as finanças em dia“.

Como fazer o pagamento de boleto através do cartão de crédito 

Para pagar boleto com cartão de crédito, é necessário checar se a função está disponível. Além disso, nem toda conta pode ser quitada no cartão (saiba mais no item seguinte).

Em seguida, confira se existem tarifas e qual valor delas. O pagamento e o valor das taxas variam de acordo com cada banco. Em alguns casos, elas podem limitar as vantagens desejadas. 

Somado a isso, tenha em mente que o pagamento de boleto ocupa o limite do cartão. Portanto, fique atento ao total disponível e nunca se esqueça da fatura. 

Caso você já tenha uma conta em banco, basta realizar a operação por meio do seu Internet Banking. O processo é bastante simples, e quase sempre é feito nas seguintes etapas:

  1. Entre na sua conta por meio do Internet Banking;
  2. Procure e selecione a opção “Pagamento”;
  3. Preencha o código de barras do boleto a ser pago;
  4. Selecione “Cartão de Crédito” como opção de pagamento;
  5. Confirme a operação e autorize o pagamento preenchendo sua senha.

Entendeu como pagar boleto com cartão de crédito? Então, veja no próximo item quais contas podem ser quitadas na modalidade.

Qual tipo de boleto posso pagar pelo cartão?

De maneira geral, são os fornecedores de serviços que oferecem a possibilidade de pagamento de boleto para as bandeiras de cartão de crédito.

Isso significa que você pode pagar suas contas normais na modalidade. Isso inclui cobranças de energia, internet, água, telefonia, entre muitas outras.

Dependendo do caso, também há a possibilidade de pagar certos tributos pelo cartão, como IPVA e IPTU, por exemplo.

Entretanto, essa última situação está condicionada às regras impostas por cada prefeitura ou Estado. 

Podemos dizer que a mobilidade se estende a qualquer conta comum em que o pagamento é feito no boleto. O que muda são as possíveis limitações para cada caso. 

Por exemplo, além das eventuais restrições nos impostos, a maioria das instituições não permite pagar boleto com cartão de crédito se ele for da fatura de outro banco.

Portanto, é válido pesquisar alguns termos utilizados nos serviços de cartão de crédito. Para isso você pode consultar o glossásio, para ter certeza pode ter a certeza sobre a possibilidade e a própria viabilidade da operação. 

pagamento-de-boleto

Entenda as vantagens de pagar desta forma

Agora que você já tem o guia completo de cartão de crédito para pagamento de boleto no cartão e sabe quais cuidados adotar, confira um breve resumo sobre os benefícios que essa prática pode oferecer para o seu bolso: 

Facilidades

Pagar boleto com cartão de crédito é algo que pode ser feito de maneira muito fácil e segura dentro do próprio Internet Banking do seu banco.

Ou seja, você faz tudo pelo aplicativo sem grandes esforços. Basta escolher o melhor parcelamento para o seu perfil e aproveitar a modalidade com total comodidade.  

Antecipação de parcelas

Como a operação é feita no Internet Banking, você também garante mais controle sobre as contas que está pagando.

Portanto, sempre que você quiser antecipar uma parcela do boleto no cartão, basta selecionar a opção no aplicativo. O melhor é que isso confere desconto proporcional em relação aos juros. 

Controle de gastos

Por meio do pagamento de boleto parcelado no crédito, todas as suas contas e gastos ficam unificados na fatura do cartão. 

Dessa forma, é muito mais simples controlar e organizar seu dinheiro. Aliás, uma maneira fácil de organizar seus gastos é com uma planilha de finanças pessoais.

Com ela, você pode inserir todos os seus gastos e ganhos, e assim se planejar melhor. Sendo assim, trata-se de uma alternativa que contribui para a gestão de finanças pessoais

Milhas

Você provavelmente já conhece os benefícios dos programas de milhas. Com eles, todas as suas compras no crédito geram pontos que podem ser acumulados e convertidos em viagens.

Quanto mais você usa o cartão, mais milhas ganha. Então, usar o crédito para as contas que você já pagaria de qualquer maneira é ótimo para potencializar ainda mais seus benefícios.  

Muito além do pagamento de boleto, os serviços de crédito devem reunir todas as vantagens e diferenciais que você precisa para potencializar a sua vida financeira.

Descobrir a melhor opção é mais fácil com nossa ferramenta de Cartão de Crédito Ideal. Basta responder o questionário para que nossa inteligência artificial encontre a solução de crédito perfeita para você.  

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade