Você certamente já ouviu falar sobre NFT, a sensação do momento, quando o assunto é tecnologia e finanças. Várias personalidades já adquiriram os seus, como Neymar e Justin Bieber. No entanto, por que dessa valorização? Aqui explicaremos tudo sobre o que é NFT e o que está por trás de sua alta no mercado.

Além disso, você aprenderá a como comprá-lo tanto com criptomoedas quanto com o seu cartão de crédito – última novidade do momento. Venha com a gente e boa leitura!

O que é NFT?

Um NFT(Non Fungible Token, em inglês) é um artigo digital colecionável que tem como característica a sua unicidade. Segundo a sua sigla, ele é um token não fungível , isto é, um token que não se deteriora ou se gasta durante o seu uso. 

Conforme uma matéria da Forbes sobre o tema, Catarina Papa, sócia da Unblock Capital, um NFT pode ser “uma forma de demonstrar propriedade sobre um ativo digital ou um ativo do mundo real representado por um token”.

Por mais que se pareça com obra de arte digital, um NFT pode ser muito mais do que isso. Ele pode ser um vídeo, uma imagem, um áudio, um ingresso para show, um álbum de música, enfim, uma série de ativos digitais que tenham um valor comercial exclusivo pelo seu caráter único e indissolúvel.

Além disso, para um arquivo se tornar um Non Fungible Token, ele precisa, antes de tudo, de se tornar um ativo digital Blockchain – mas, o que é isso?

O que é blockchain e qual é sua importância para o NFT?

A tecnologia blockchain é, para muitos, a grande inovação tecnológica pós-internet. 

Isso, porque ela é capaz de estabelecer um grande fluxo rápido de informações e criptografá-las, deixando-as disponíveis para alterações somente para os membros de uma determinada transação comercial, o que a torna mais confiável.

Desse modo, blockchain é um livro-razão ou uma rede na qual se registram e circulam informações comerciais protegidas por criptografia, não podendo ser alteradas ou eliminadas depois de suas visualizações. E, isso é excelente para quem deseja comprar e vender um NFT

Ora, somente através de um blockchain que há uma garantia de que o ativo digital é realmente único e não terá uma cópia dele. Isso eleva substancialmente o valor de mercado de NFT, o qual tem sido bastante alto, chegando na casa das centenas de milhares de dólares.

Como comprar NFT com cartão de crédito?

Antes, para comprar NFT, era preciso ter acesso a uma conta com criptomoedas, o que não é muito difícil, como você verá no próximo tópico. Nesta seção, iremos focar no que tem sido a grande novidade: a compra de o token com cartão de crédito.

A Coinbase Global, uma das maiores exchanges de criptomoedas no mundo, anunciou que irá permitir que seus usuários comprem NFT’s através de cartões de crédito Mastercard, conforme matéria de janeiro deste ano na Bloomberg.

Essa foi uma medida para popularizar ainda mais a comercialização dos tokens. Mas, como é feito o processo? Na verdade, é tudo muito simples. 

Em primeiro lugar, é preciso ter algum cadastro em alguma Exchange de criptomoedas como Binance, OpenSea ou Coinbase para comprar o Non Fungible Token com cartão de crédito. A partir disso, use o próprio limite do cartão para fazer a aquisição dos ativos digitais.

Como comprar NFT com criptomoedas?

Bom, para comprar NFT com criptomoedas, o processo é um pouco mais complexo. Afinal, é preciso ter acesso às moedas digitais para, assim, comprar os tokens. Para isso, você precisa ter uma carteira de criptomoedas em alguma corretora, como Binance, OpenSea e entre outras. É bom lembrar que sua inscrição nelas é gratuita.

Criou a sua conta? Ótimo. Mas, não saia comprando criptomoeda por aí. Se seu objetivo é comprar NFT, é necessário que compre Ethereum (ETH), pois esses tokens são construídos geralmente com este tipo de criptomoeda.

Após adquirir Ethereum, está na hora de comprar um Non Fungible Token em algum marketplace específico para a venda desse artigo digital. Para conhecer quais são, veja o nosso próximo tópico.

Onde comprar NFT?

Para comprar NFT, você viu que é preciso primeiro adquirir a criptomoeda Ethereum por serem do mesmo blockchain. Mas, não basta tê-la e comprar em qualquer marketplace NFT. Antes de tudo, é preciso saber sobre dois detalhes específicos e importantes.

Essas plataformas de compra de NFT’s podem disponibilizá-los seja por um sistema de preço fixo – no qual você adquire um artigo digital assim como um livro, uma roupa ou qualquer produto físico numa loja – seja através de um leilão digital. Neste caso, você teria que dar lances cada vez mais altos até o fim para levar o token que deseja.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre o processo de compra de NFT, veja os seus principais marketplaces.

1. OpenSea

A OpenSea é uma grande referência do setor, sendo o maior marketplace de NFT do mundo. Além de ser compatível com Ethereum, ela é também com Polygon e Klaytn. Hoje, ela conta com mais de 34 milhões de NFT’s.

Para navegar no OpenSea, será preciso ter uma carteira Ethereum, como a Metamask, Coinbase Wallet ou Fortmatic. Você paga uma taxa de inscrição para utilizar o serviço. Uma das suas vantagens é que as transações são feitas de maneira instantânea: você compra o Non Fungible Token e o recebe na mesma hora, sem risco de calote.

2. Binance NFT

A Binance é uma das maiores corretoras de criptomoedas atualmente e não podia deixar de ter um marketplace voltado para o NFT. Por lá, além de ter a praticidade de obter criptomoedas e o Non-Fungible Token, você possui uma taxa de negociação bem baixa no mercado: de apenas 1%, o que é uma grande vantagem.

A variedade de tokens para compra é muito grande. Você pode encontrar desde itens para jogos como “skin” de personagem até peças de arte feitas por artistas relevantes. 

3. Axie Infinity

Aqui, o Axie Infinity é um jogo NFT. Ele funciona da seguinte forma: você compra 3 NFT’s para jogar e cada um é um personagem no game, no caso, os Axies, que possuem poderes e atributos únicos.

Os jogadores podem comprar ou vender Axies e competir entre si. O jogo, por ser construído pelo Blockchain Ethereum, requer uma carteira Metamask.Para obter vantagens, comprando o seu NFT nesses marketplaces agora mesmo, você precisa ter uma conta com criptomoedas. Aqui na Creditis, separamos algumas opções de cartão de crédito com criptomoedas vantajosas para você. Conheça alguns deles e comece a ganhar bitcoins sem obter muito risco. Venha com a gente.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade