Você sabe como usar o seguro viagem do cartão de crédito e por que ele é tão importante para quem deseja conhecer outros lugares do Brasil e do mundo?

Imprevistos sempre podem acontecer. O problema é que, quando estamos muito longe de casa, até mesmo os menores contratempos podem se transformar em grandes problemas.

Viajar para determinado destino também pode ser a realização de um sonho. Por isso, é normal que as pessoas se planejem bastante e tenham tudo “na ponta da caneta”.

Organizar as finanças, escolher as acomodações ideais, os passeios e outros detalhes é decisivo para que tudo ocorra de forma perfeita. Entretanto, muitas vezes o seguro fica de lado. Para que você não cometa esse erro e viaje com toda a tranquilidade que merece, preparamos este artigo especial sobre como usar seguro viagem do cartão de crédito.

A seguir, entenda como utilizar esse recurso e quais são as coberturas previstas para você agregar mais segurança enquanto está fora. 

Como usar o seguro viagem do cartão de crédito?

Podemos dizer que o seguro viagem do cartão de crédito funciona como um plano de saúde. Contudo, a sua contratação só é válida por um período.

Quando você vai viajar, é possível ativá-lo e garantir proteção sobre eventuais despesas de saúde caso alguma emergência ocorra no destino visitado. 

Além disso, muitos planos também abrangem questões como hotéis, passagens aéreas, bagagens e possíveis contratempos. 

Nesse sentido, a cobertura varia de acordo com cada instituição. Isso porque, cada banco e seguradora têm suas próprias regras de como usar o seguro viagem do cartão de crédito.

Em geral, o seguro reembolsa as despesas que já foram pagas pelo viajante. Isso é feito a partir da apresentação de recibos.

No entanto, é comum encontrar planos que unem essa alternativa com a assistência viagem. Nela, o usuário é direcionado aos centros médicos parceiros do plano. 

Porém, seja qual for o caso, é preciso informar-se bem para saber como usar o seguro viagem do cartão de crédito sem problemas.

Afinal, questões como prazos, documentos e as próprias circunstâncias para o reembolso podem variar de acordo com cada contrato. 

Leia também: valor do dólar no cartão de crédito; milhas no cartão de crédito

Quais são as proteções que o seguro de viagens oferece?

Quais são as proteções que o seguro de viagens oferece

Como todos sabem, inúmeros imprevistos podem atrapalhar uma viagem. Diante disso, confira o contrato do seguro para entender as proteções oferecidas.

Para saber quais serviços e reembolsos você tem direito, não deixe de conferir os planos disponíveis e quais as previsões de como usar o seguro viagem do cartão de crédito desejado.

Além disso, também vale ficar atento ao preço da cobertura, seu prazo de vigência e se há proteção para dependentes, caso necessário. 

Com esse cuidado, você pode definir qual é o cartão ideal e o plano mais adequado às suas demandas para viajar. Aliás, também é possível encontrar um cartão de crédito com programa de milhas

Agora que você já sabe que as proteções variar e que é preciso ficar atento a elas, confira quais são as mais comuns: 

Perda ou extravio de bagagem

Perder a bagagem sempre é algo frustrante, e muitas vezes as compensações financeiras não conseguem satisfazer o nosso apreço pelos objetos pessoais extraviados.

Contudo, é fato que a indenização diminui o prejuízo. No seguro do cartão de crédito, o reembolso parcial é somado àquele pago de maneira obrigatória pela companhia aérea. 

Seja na perda ou no extravio das bagagens, há um período limite de espera para a cobertura. Isso varia de quatro a doze horas. Tudo depende do plano e do tipo de cartão de crédito do cliente. 

Outro ponto importante é que podem existir limites para o reembolso. Em alguns casos, o plano não contempla objetos de valor mais elevado, como eletrônicos e joias, por exemplo.

Atraso ou interrupção da viagem

Se você se programou para chegar no seu destino em determinado dia, qualquer atraso pode gerar enormes prejuízos, seja com diárias de hotéis, passeios já pagos, aluguel de carro etc. Quais são as proteções que o seguro de viagens oferece?

As causas desse tipo de situação podem variar bastante. Por isso, os planos também preveem casos para as indenizações.

De modo geral, a cobertura é restrita a atrasos por condições de clima, perda de conexões de voos, falhas mecânicas, greves e outros casos. 

De novo, é importante pesquisar sobre como usar o seguro viagem do cartão de crédito que você contratou. Assim, você pode acionar o serviço sem dor de cabeça. 

Seguro Schengen

O Seguro Schengen é obrigatório para turistas que visitam os países da Europa. Todo plano de cartão de crédito completo deve contemplá-lo para esse tipo de viagem.

Cabe ao usuário solicitar o Certificado Schengen à instituição responsável pela cobertura. Ele deve estar com o usuário durante toda a viagem, pois é exigido pelas autoridades locais.

A cobertura inclui despesas médicas em geral. Além disso, ela também contempla os custos de repatriação, caso necessário. 

Emergências médicas

Por fim, as emergências médicas são as mais importantes na cobertura do seguro viagem do cartão de crédito.

Elas podem contemplar períodos específicos ou assistência de saúde no exterior. Dependendo do plano, é possível incluir o cônjuge e os dependentes.  

O limite para reembolso varia de acordo com cada contrato. É válido ficar atento, pois os custos médicos podem ser muito altos, em especial em países sem serviços públicos de saúde, como os Estados Unidos.

Por fim, chegou a hora de você escolher o cartão de crédito com seguro viagem ideal para suas necessidades. Confira a lista elaborada por nossos especialistas para conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade