Você sabe para que serve a anuidade do cartão de crédito? Quem compra no crédito provavelmente já se deparou com a cobrança. Entretanto, muitas pessoas não sabem exatamente como ela funciona.

Não é novidade que os cartões estão cada vez mais populares. De acordo com o último levantamento da Agência Brasil sobre o tema, mais de 123 milhões de brasileiros os utilizam.

Portanto, é importante ficar atento aos direitos e obrigações que envolvem o tema. Assim, você garante um melhor poder de escolha sobre qual serviço financeiro contratar. 

Mas afinal, o que é anuidade de cartão exatamente? Por que ela é cobrada? Qual a diferença entre a diferenciada e a convencional? Descubra as respostas ao longo deste artigo.

O que é anuidade de cartão?

Antes de esclarecer a função da anuidade do cartão de crédito e seus tipos, vamos relembrar o que seu conceito significa.

Basicamente, ela é uma taxa que o banco ou a instituição financeira cobra de você por utilizar os serviços e as vantagens do cartão de crédito

Apesar do nome, o valor não é necessariamente pago de forma anual. Às vezes, ele pode ser descontado todos os meses da fatura ou ainda ser dividido em parcelas. 

Inclusive, a anuidade do cartão sequer existe em alguns casos. Isso varia de acordo com cada instituição e das soluções contratadas, o que também vale para o preço estipulado.

Para que serve e como funciona o processo de cobrança

como-funciona-a-fatura-do-cartao-de-credito

De maneira geral, a anuidade do cartão de crédito pode ser considerada um tipo de taxa de manutenção. 

Isso porque, o principal motivo que leva as instituições a cobrá-la é o investimento que elas realizam para prestar os serviços atrelados ao cartão. 

Ou seja, trata-se de um meio para garantir a qualidade das soluções que você contrata junto ao banco, que por sua vez precisa arcar com toda a infraestrutura necessária para isso.

Além disso, na grande maioria dos casos, a cobrança também está ligada aos benefícios disponibilizados nos diversos tipos de cartão de crédito

Assim, se você usa programas de milhagem, pontos, compras internacionais, seguros ou outras questões semelhantes, esses diferenciais também são cobertos pela anuidade do cartão. 

Nesse sentido, é justamente por conta dessas possibilidades que cada instituição financeira pode decidir sobre a quantia e o meio de pagamento da tarifa. 

Leia também: saiba gerenciar o limite do cartão de crédito; como funciona o cashback

Anuidade diferenciada X convencional

Entre todas as questões que envolvem os cartões de crédito, a cobrança da anuidade é sempre uma responsabilidade de sua administradora.

Por sua vez, a empresa responsável pela administração deve ser uma instituição financeira. Ou seja, mesmo que você tenha um cartão de loja, o valor é estipulado pelo banco parceiro dela.

Independentemente da situação, os tipos de cobrança da anuidade do cartão podem variar. É importante ficar atento a esse detalhe para saber o quanto sai do seu bolso e como isso é feito.

Dito isso, confira quais são os métodos mais comuns e como eles se diferenciam: 

Anuidade Convencional

o que é educacao financeiraQuando a anuidade do cartão é convencional, seu pagamento é feito à vista. Além disso, os clientes ainda podem ter a opção de pagar em poucas parcelas.

Nessas situações, a vantagem é que você sabe exatamente quanto será o valor da tarifa.

Dessa forma, trata-se de uma modalidade recomendada para evitar surpresas na fatura.

Anuidade Diferenciada

Já a anuidade do cartão diferenciada tem seu pagamento diluído ao longo do ano. A cobrança é mensal e sujeita a variações na taxa. 

Portanto, não há como prever a quantia específica que será paga.

Ao invés disso, você pode apenas ter uma noção de sua média. Vale citar que esse tipo é o mais comum no Brasil. 

Bônus: Anuidade Zero

Por fim, vale ressaltar que existem no mercado diversas opções de cartão de crédito sem anuidade. Para quem ainda está construindo o score de crédito ou não tem uma renda muito alta, essa pode ser a melhor escolha.

Além disso, muitos bancos, principalmente os digitais, já oferecem cartões com anuidade zero sem abrir mão de outros benefícios interessantes para o dia a dia do portador. Portanto, vale a pena analisar todas as opções disponíveis e solicitar a que melhor atende suas necessidades.

Para ajudar na escolha, em nosso site você encontra um ranking com os melhores cartões de crédito do mercado, que inclui uma categoria especial de cartões sem anuidade, escolhidos por nossos especialistas.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade