Você sabe como escolher a bandeira de cartão de crédito mais alinhada às suas necessidades?

De acordo com dados do Banco Central publicados no UOL Economia, em 2020 o Brasil atingiu a marca de 123 milhões de cartões em circulação.

O número representa um recorde de unidades no mercado, demonstrando que a oferta de serviços financeiros nunca foi tão ampla.

Mesmo que isso gere mais opções e oportunidades para os consumidores, também é preciso ter cautela para garantir uma solução que realmente cumpra as suas demandas cotidianas. 

Mas afinal, como funciona a bandeira de cartão de crédito?  Quais são as principais e como garantir uma escolha assertiva de pagamento? 

Descubra os detalhes mais importantes sobre o assunto ao longo deste artigo.

Como funciona uma bandeira de cartão de crédito

Uma bandeira de cartão de crédito é uma empresa que atua de forma intermediária entre os comércios e as operadoras de crédito durante as operações de compra e venda.

Seu papel é estabelecer os meios e as regras para o uso do cartão. Portanto, é ela que garante o repasse do dinheiro para as lojas de forma segura.

As bandeiras também devem atuar no desenvolvimento tecnológico. Afinal, os cartões devem ser lidos nas maquininhas, nos sites de compras, aplicativos e outros meios de pagamento. 

É provável que já sabe que nem toda bandeira de cartão de crédito é aceita em todas as máquinas ou e-commerces.

Por isso, a importância de escolher a melhor solução para as suas compras passa pelo fato de que você deve conseguir passar o seu cartão nas lojas que deseja. 

Veja também: cartões que acumulam milhas; vantagens do cartão de crédito

Como funciona uma bandeira de cartão de crédito

Diferenças entre bandeira, operadoras e adquirentes

Pesquisando sobre bandeiras de cartão de crédito, você já se perguntou qual a diferença delas para as operadoras? 

Essa confusão é comum. Além disso, muitas pessoas também acabam misturando os dois conceitos com a atuação dos adquirentes.

A boa notícia é que é simples entender o papel de cada um. Confira abaixo qual a função de cada empresa durante as transações por crédito:

Bandeiras de cartão de crédito

As bandeiras atuam na mediação das operações de venda. Assim, são elas que definem as regras de uso dos cartões e desenvolvem a tecnologia para seu funcionamento. 

Inclusive, também são responsáveis por disponibilizar as máquinas e sistemas para aceitação do cartão. 

Operadoras de cartão

Operadoras de cartão de créditoJá as operadoras emitem os cartões e lidam com seus respectivos serviços.

Ou seja, são elas que determinam os juros, limites, anuidades, porcentagens de manutenção e outras taxas. 

Enquanto as bandeiras são intermediadoras, as operadoras operacionalizam os serviços, enviando a fatura para os usuários, cobrando inadimplências e negociando as cobranças. 

Cartões de operadoras diferentes podem ter a mesma bandeira. Eles são aceitos nos mesmos locais, mas com características e regras diferentes, de acordo com a empresa que os emitiu. 

Adquirentes

Por fim, para que exista conformidade entre os responsáveis pelo aceite dos cartões e pela prestação dos seus serviços, é preciso que um terceiro agente faça a intermediação dessa relação. 

Esse é o papel dos adquirentes, que criam o elo entre as bandeiras de cartão de crédito e as operadoras. 

De modo geral, é responsável por processar cada transação. Eles recebem o dinheiro pago do banco e o repassam para o comerciante que utiliza a maquininha. 

Quais as principais bandeiras no Brasil?

Agora que você já sabe o que são bandeiras de cartão de crédito e como elas se diferenciam das operadoras e adquirentes, vamos a algumas das principais opções disponíveis no mercado:

  • Mastercard: é líder no mercado brasileiro e também é considerada uma das melhores bandeiras internacionais. Praticamente todos os estabelecimentos a aceitam e seus serviços estão disponíveis no crédito, débito e pré-pago.
  • Visa: trata-se da segunda bandeira mais utilizada no Brasil e também possui grande relevância em termos globais, sendo aceita em mais de 200 países, inclusive com parcerias junto a empresas para benefícios e descontos.
  • American Express: seu foco é no público de maior poder aquisitivo, sendo voltada tanto para compras no exterior, programas de benefícios para compras de maiores valores, acessos VIP e outros serviços.
  • Hipercard: bandeira é voltada aos negócios nacionais mais populares, de itens básicos e acessíveis.
  • Elo: de origem brasileira, é aceito também em Portugal, Argentina e Chile, com algumas das tarifas mais baixas do mercado. Além disso, oferece programas especiais voltados a pequenos, médios e grandes negócios. 

Conhecendo as características das principais bandeiras de cartão de crédito, veja abaixo como escolher a opção ideal para você. 

Quais as principais bandeiras no Brasil

Como escolher a melhor opção para o meu perfil

Como você pôde ver, cada bandeira de cartão de crédito é voltada a diferentes perfis de consumidores. Por isso, escolher a solução ideal para as suas necessidades não é fácil. 

Entretanto, a decisão fica muito mais simples se você prestar atenção em alguns critérios, como:

  • Em primeiro lugar, observe a aceitação da bandeira. As mais conhecidas, como Mastercard e Visa, costumam ser aceitas na maioria dos estabelecimentos; 
  • Depois de checar os locais que aceitam a bandeira, verifique se ela se adequa ao seu perfil. Ao optar pelo Hipercard, por exemplo, você pode garantir mais benefícios nas compras cotidianas do que com o American Express;
  • Por falar em benefícios, não deixe de analisar diferenciais como programas de milhas e resgate de produtos. Enquanto o Elo pode ser ótimo para o seu negócio, por exemplo, o American é ideal para quem busca acessos VIPs e o Visa para quem quer descontos;
  • Para finalizar, considere o suporte oferecido pela bandeira de acordo com os locais em que você utilizar o cartão. O Mastercard, o Visa e o American podem ser melhores para quem viaja a outros países. Já o Elo e o Hipercard oferecem benefícios nas regiões em que você faz transações. 

É evidente, a melhor escolha sempre depende de uma boa comparação entre as soluções oferecidas pela bandeira e o seu perfil enquanto consumidor.

Aqui você pode escolher algumas opções e comparar cartão de crédito  para te auxiliar na escolha. Além dos benefícios da bandeira do cartão, você confere outros benefícios que ele pode te oferecer. Assim, é garantido que você faça a melhor decisão para a sua vida financeira!

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade