Por si só, administrar o cartão de crédito corretamente já é algo importantíssimo. Contudo, se você é empreendedor, esse cuidado exige ainda mais atenção.
Afinal, você não pode deixar as contas PF e PJ juntas, mas, ao mesmo tempo, precisa dedicar-se ao controle correto de cada uma delas para manter as suas finanças sempre em dia.
Se você se preocupa com a sua saúde financeira e quer manter a gestão do seu cartão em ordem, esse artigo irá lhe ajudar.
A seguir, veja como administrar as contas PJ e PF simultaneamente, quais problemas podem surgir caso elas não estejam separadas e algumas dicas para usar o cartão corretamente.
Como administrar conta PJ e PF ao mesmo tempo?
Os cuidados básicos para administrar as contas PJ e PF envolvem principalmente a separação de ambas, bem como a delimitação dos seus gastos e a definição do pró-labore.
Entenda melhor cada uma dessas situações e sua importância para manter os controles dos cartões bem alinhados:
Separe suas contas bancárias
Grande parte dos empreendedores lida com suas finanças pessoais e empresariais em uma conta só. Isso é comum principalmente entre os negócios menores ou que estão começando.
Para não misturar os controles, as contas e demais obrigações, é fundamental ter uma clara diferença entre contas PF e PJ.
Ou seja, procure abrir uma conta à parte com seu CNPJ. Além de melhorar seus controles, isso ainda lhe dará acesso a benefícios como linhas de crédito especiais e menores taxas no cartão.
Defina a titularidade da conta empresarial
Enquanto as contas PJ e PF estão misturadas, também é recorrente que os empreendedores paguem seus gastos empresariais por conta própria.
Diante disso, mais do que abrir uma conta no CNPJ, procure disponibilizar um cartão corporativo para cada sócio, com sua respectiva titularidade.
Assim, as despesas relativas à empresa são pagas pelo próprio negócio e nada se confunde. Isso inclui gastos como deslocamentos para negociações, refeições e boletos do escritório.
Leia também: Entenda como funciona o pagamento de boleto via cartão de crédito
Retire o pró-labore
Após separar as contas PJ e PF e de usar um cartão específico para as despesas corporativas, chegou a hora de lidar com os seus gastos pessoais.
Para isso, defina um pró-labore para você. Ele precisa ser suficiente para suas demandas de pessoa física e estar de acordo com a realidade do negócio.
Além do valor e da data do pró-labore, estipule também a periodicidade da distribuição dos lucros. O ideal não é fazer isso mensalmente, mas sim a cada ano ou trimestre.
Quais os principais problemas em misturar as contas?
Manter as contas PJ e PF separadas e suas despesas bem delimitadas é central quando pensamos na administração dos cartões de crédito.
Sem esse tipo de cuidado, os impactos negativos para a saúde financeira da empresa podem ser grandes. Veja quais são os principais deles:
Perda do controle financeiro
Se você usa a mesma conta pessoal para cuidar das obrigações empresariais, é muito fácil perder o controle de todo o dinheiro.
Afinal, você terá a falsa impressão de que não retira nada da empresa, quando, na verdade, isso ocorre constantemente. Da mesma forma, não é possível delimitar os lucros e nem os gargalos financeiros. Assim, você não consegue fazer uma boa gestão com base nessas informações.
Problemas com a Receita Federal
Com as contas PJ e PF misturadas, seus gastos pessoais não ficam registrados e nem fazem parte dos seus rendimentos.
Essa situação pode levar à malha fina na Receita Federal. Isso porque, ela entende que os seus ganhos enquanto empreendedor foram disfarçados do Fisco. O resultado é o arbitramento de tributos. Ele pode ter valores bem altos e gerar sérios prejuízos.
Falta de planejamento
A conta PF e PJ juntas eliminam qualquer possibilidade de fazer um bom controle financeiro. Dessa forma, elas também limitam a sua capacidade de planejamento.
Afinal, você precisa de um caixa para investimentos e entender o comportamento das finanças para estipular a necessidade de cortes, por exemplo. Sem essa gestão, seu crescimento fica estagnado. Além disso, os riscos de não cumprir suas obrigações se tornam maiores.
Como utilizar o cartão de crédito corretamente?
A melhor maneira de manter uma boa gestão da conta PJ e PF é criar controles e regras claras para o uso dos seus cartões de crédito.
Para começar, delimite um limite de gastos para o seu cartão pessoal. Também liste quais compras são permitidas no cartão corporativo.
Depois, preze por um bom controle. Ou seja, não deixe de registrar todas as entradas e saídas e de monitorar o seu fluxo de caixa.
Somente acompanhar a fatura não é o bastante. Você precisa detalhar as suas movimentações e fazer uma espécie de “prestação de contas” em relação às regras definidas acima.
Com o controle interno das finanças bem organizado, certifique-se que ele está correto ao compará-lo com as movimentações do seu extrato.
Isso corresponde à conciliação bancária, e é fundamental para evitar inconformidades, fraudes e para garantir que você realmente tem dinheiro disponível para cumprir suas demandas.
Para finalizar, a melhor maneira de gerir as contas PJ e PF de maneira vantajosa é garantindo as soluções de crédito mais alinhadas ao seu perfil. Acesse nosso ranking de cartões empresariais e descubra junto aos nossos especialistas qual é a opção ideal para você.
Leituras essenciais, entregues semanalmente.
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade