As bandeiras de cartão garantem benefícios importantes para o titular, e devem ser consideradas na hora da escolha do cartão de crédito ideal.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais adeptas ao cartão de crédito, diminuindo a frequência da utilização do dinheiro físico. Isso ocorre por diversos motivos, que pode ser, desde a segurança até a praticidade de realizar qualquer pagamento com o cartão.

Se você quer entender mais sobre as bandeiras de cartão de crédito e qual é a ideal para você, continue lendo!

O que é bandeira de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são empresas intermediárias entre o banco, a pessoa que utiliza o cartão, e o estabelecimento. Dessa forma, são as bandeiras de cartões que determinam em qual maquininha ou estabelecimento que seu cartão poderá ser utilizado.

bandeiras de cartão de credito

Como as bandeiras de cartão funcionam?

As bandeiras de cartão funcionam da seguinte forma: quando uma pessoa compra algo com o cartão, existem diversas empresas envolvidas.

Sendo assim, qualquer transação requer a participação de uma operadora de cartão, uma bandeira e uma instituição financeira, ou seja, um banco.

Dessa forma, ao realizar o pagamento, se inicia o processo entre a bandeira e as instituições financeiras. Existem contratos entre essas empresas de benefício mutuo, já que os bancos eliminam a necessidade de investir em infraestrutura tecnológica e logística para prestar esse tipo de serviço e as operadoras negociam com as bandeiras de cartões para garantir seu funcionamento nas maquininhas.

Qual a bandeira do meu cartão de crédito?

Para descobrir a bandeira do cartão é muito fácil. Você apenas deve olhá-lo e ver a logo e o nome que estão no canto inferior, pode ser Elo, MasterCard, Visa ou alguma outra.

Entretanto, alguns cartões podem não possuir bandeira. Esses casos são comuns em cartões de lojas, nos quais só podem ser utilizados em lojas específicas e não são aceitos em outros estabelecimentos.

Leia também: Conheça os 4 melhores cartões de crédito sem anuidade!

5 principais bandeiras de cartão de crédito

Neste conteúdo, listamos as principais operadoras de cartão de crédito e seus benefícios para que você escolha qual combina mais com o seu estilo de vida.

mastercard

1. Mastercard

Muitos dizem que essa é a melhor dentre as opções de bandeiras de cartão de crédito, pois internacionalmente é a mais popular, e no Brasil também é bastante utilizada. Dessa maneira, todos os estabelecimentos que possuem maquininha de cartão aceitam Mastercard. Portanto, atua em 210 países e é muito famosa pelas salas VIP em aeroportos para determinados clientes.

Visa

2. Visa

Entre todas as marcas de cartão, a Visa é a segunda mais utilizada pelos brasileiros. Ela opera em 200 países, sendo aceita em 24 milhões de estabelecimentos comerciais. A Visa também oferece programas de descontos aos seus clientes.

Elo

3. Elo

A Elo, também conhecida como EloPar, é uma das primeiras marcas de cartão brasileiras, lançada há 12 anos pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil. Apesar de ser uma marca mais recente, a Elo já emitiu 132 milhões de cartões, oferecendo opções de crédito, débito e pré-pagamento, além de tarifas atrativas para empresários. A empresa também possui diversos produtos, como o Livello, programa de pontos do cartão de crédito, e o Alelo, cartão alimentação e refeição corporativa.

hipercard

4. Hipercard

Uma das principais bandeiras de cartão em território nacional é a Hipercard. Lançada em 1969, em Pernambuco, sob o controle do Banco Bradesco, abrange todo o país, com maior concentração de cartões emitidos no Sul e Nordeste do Brasil.

American express

5. American Express

Esta marca de cartão de crédito é especialmente popular entre o público de classe alta, devido às suas tarifas mais elevadas e exigência de uma renda mais substancial para adquirir o cartão. No entanto, a American Express oferece diversos benefícios, como programas VIP, pontos e é amplamente utilizada para acumular milhas e realizar compras internacionais.

Melhores bandeiras de cartão

Agora que você já conhece as melhores bandeiras de cartão de crédito, ficou mais fácil decidir qual cartão de crédito é melhor para atender suas necessidade.

Além disso, existem mais de 700 opções de cartão de crédito que cabem em todos os bolsos e possuem todos os tipos de benefícios. Não perca tempo nem dinheiro com cartões que não oferecem benefícios, ou que não possuem uma bandeira com boa cobertura e boas vantagens para o cliente.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade