O brasileiro já provou que se adapta muito bem a inovações tecnológicas, quando o assunto é finanças. O pix, desde que foi implementado, foi o maior sucesso, com 1,4 bilhão de usuários no final de 2021. Em pouco mais de um ano de uso, já são mais de 408,6 milhões de chaves pix ativas no Brasil, de acordo com o Banco Central.
O sistema de pagamento por pix facilitou muito a vida das pessoas que precisavam fazer transferências para outros bancos, de forma rápida, segura e sem pagar taxas, como acontece muitas vezes com a TED (Transferência Bancária).
Na trajetória da evolução bancária, a bola da vez agora é o Open Finance, novo sistema do Banco Central (Bacen), que possibilita o compartilhamento de dados bancários dos consumidores entre bancos e instituições financeiras.
O que é o Open Finance?
O Open Banking foi o primeiro passo para dar início a um sistema muito maior, chamado Open Finance, que possibilitará que o consumidor, ao compartilhar seus dados, tenha acesso às condições e benefícios de diversos produtos e serviços financeiros oferecidos por todos os bancos e instituições financeiras reguladas pelo Banco Central.
O objetivo do Open Finance é fazer uma revolução em todo o sistema financeiro brasileiro, para ampliar a oferta de soluções e produtos financeiros para além dos bancos, com a inclusão de instituições como corretoras, companhias de câmbio e fundos de previdência. O foco é incluir e viabilizar outras opções financeiras que são vantajosas para os consumidores, mas que eles não conseguem acessar com facilidade atualmente.
Como funciona o Open Finance?
Um dos grandes destaques do Open Finance é que o próprio consumidor é quem define quais dados autoriza compartilhar e por quanto tempo as informações ficarão disponíveis. Além disso, informações de restrição ao crédito não integram a lista de dados que podem ser compartilhadas, o que irá ampliar a possibilidade do consumidor obter crédito no mercado financeiro.
O Open Finance oferece a possibilidade das instituições analisarem a capacidade financeira do cliente de forma global, mesmo que esteja com o nome sujo, serão avaliados outros quesitos, como sua movimentação bancária, por exemplo, em uma análise de crédito.
Ao compartilhar seus dados, você vai acessar em um só lugar todas as opções de serviços e produtos disponíveis para o seu perfil, de todas as instituições participantes. Por exemplo, se você possui um cartão de crédito em um banco, poderá compartilhar o histórico com outra instituição, que poderá te oferecer uma proposta melhor, com melhores taxas e formas de pagamento. O Open Finance permite mais controle sobre suas finanças, com segurança, já que todo o processo é supervisionado pelo Banco Central.
O consumidor tem total controle sobre as suas informações, para compartilhar, precisa ir ao ambiente digital destinado ao Open Finance, da instituição financeira que ele já tem relacionamento, e definir quais informações suas deseja compartilhar, por quanto tempo e para qual finalidade.
Benefícios do Open Finance?
O Open Finance é um universo de possibilidades que se abre tanto para os clientes, quanto para as instituições financeiras, por isso é benéfico para ambos. O compartilhamento das informações do consumidor para outras empresas, além daquelas em que ele já tem relacionamento, proporciona a oportunidade de receber propostas personalizadas de outros bancos, de acordo com o seu perfil e suas necessidades. Esta variedade de opções irá ampliar as possibilidades do cliente e facilitar o acesso a produtos financeiros vantajosos.
O Open Finance beneficia os clientes também com maior transparência, dinamismo dos processos financeiros, acesso a novos produtos e autonomia sobre seus dados. Quem tem um bom histórico e relacionamento com um banco, poderá levar sua “reputação” para outra instituição, e não chegar como um cliente anônimo, isso possibilitará uma série de benefícios, que sem o sistema bancário aberto não seria possível.
Para as instituições, abre uma concorrência, que pode parecer desvantajosa, mas não é, porque possibilita a empresa oferecer serviços e produtos personalizados para pessoas que ainda não têm relacionamento, aumentando sua área de atuação e alcance. Então, embora o Open Finance aumente a concorrência entre as empresas, porque derruba a barreira do relacionamento prévio, possibilita que as instituições ofereçam um serviço mais assertivo e dá oportunidade a todas.
A abertura do sistema financeiro é vantajoso para todos, pois tende a melhorar a qualidade da prestação de serviço das empresas e incentivar a criação de produtos de qualidade para os consumidores. A meta é democratizar o acesso a serviços bancários e outros produtos financeiros, dando mais autonomia ao consumidor e ampliando o mercado para as instituições financeiras.
Com o Open Finance, minhas chances de ter cartão de crédito aumentam?
Com o Open Finance um mundo de possibilidades se abre, para além do relacionamento com o banco em que você já tem conta. Isso quer dizer que o acesso a serviços e produtos também irá se expandir. A novidade vai viabilizar o cartão de crédito fácil de aprovar com score baixo e vai aumentar as chances de muita gente ter cartão de crédito, isso porque os bancos e instituições irão oferecer boas oportunidades para negativados, desde que tenham um bom histórico de movimentações financeiras.
Qual o cartão de crédito fácil de aprovar com score baixo?
Muitas vezes um cliente com um histórico impecável em um banco vê sua reputação ir por água abaixo, após algum imprevisto colocá-lo em uma situação de inadimplência. Com isso seu score fica baixo e ele não consegue mais usufruir de vantagens e serviços como cartão de crédito.
Sabemos que o cartão de crédito é um benefício muito importante na vida financeira, que se usado de forma planejada, pode contribuir para a organização e controle das finanças. Para os clientes negativados, inadimplentes ou com score baixo existem os cartões de crédito para negativados, que funcionam no sistema pré-pago. Ou seja, o cliente faz recarga de um valor para a conta digital e pode utilizar serviços básicos de um cartão de crédito, como saque, recarga de celular e pagamento de boletos.
Leituras essenciais, entregues semanalmente.
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade