Mesmo que não seja uma prática recomendada, ainda é bastante comum que os donos de pequenas empresas usem seus cartões pessoais para lidar com as despesas empresariais. 

O problema é que isso prejudica a organização financeira do negócio, tornando mais difícil organizar e acompanhar todas as suas demandas contábeis e administrativas.

Para não misturar as contas, manter uma boa gestão e garantir as obrigações em dia, o cartão de crédito empresarial é perfeito. Afinal, ele centraliza apenas as movimentações da empresa.

Se antes esse tipo de solução era restrita às grandes corporações, hoje ele se popularizou e tornou-se acessível também para os micro, pequenos e médios empresários. 

Mas afinal, como essa modalidade funciona? Quais são os seus benefícios mais importantes? Como ter acesso a ela? Descubra tudo sobre o assunto ao longo deste artigo. 

Como funciona e por que ter um cartão de crédito PJ?

Como o nome sugere, o cartão de crédito PJ é aquele emitido no nome da empresa. Ou seja, ele não é feito em nome de uma pessoa física e seu uso é exclusivo do representante legal. 

Conforme mencionamos na introdução, realizar os investimentos empresariais em um cartão pessoal pode ser bastante prejudicial para as suas finanças. 

Todo bom empreendedor sabe que misturar as contas pessoais e corporativas nunca é uma opção vantajosa ou segura. 

Assim, abrir e gerenciar uma conta bancária exclusiva para sua pessoa jurídica é algo fundamental para a saúde da sua empresa. O mesmo vale para o uso do cartão de crédito PJ.

Leia também:Vantagens do cartão de crédito: conheça as principais

Com ele, você centraliza todos os seus gastos e despesas no seu próprio CNPJ, somando os seus controles também às compras e contas pagas no crédito. 

Isso faz com que suas finanças fiquem, de fato, bem delimitadas e seguras. Afinal, toda a sua organização contábil é diretamente integrada às saídas feitas na função de crédito. 

Os benefícios do cartão de crédito empresarial não param por aí. Veja abaixo quais são as demais vantagens ao utilizá-lo no seu negócio. 

Vantagens do cartão de crédito empresarial 

Muito mais que uma alternativa para separar as suas contas pessoais e empresariais, o cartão de crédito PJ é uma solução que também garante ao seu negócio:

Prazo maior com fornecedores

Como você já deve saber, o cartão de crédito é o principal meio de pagamento da atualidade. Ou seja, ele é a opção mais completa e flexível para realizar todo tipo de compra.

Isso não é diferente nas aquisições junto aos fornecedores. Na hora de comprar algum produto, insumo ou serviço, a solução pode garantir meios mais amplos e vantajosos de pagamento.

No cartão de crédito PJ também é possível parcelar. Assim, com atenção ao seu limite, você pode ter acesso a bens importantes sem que isso comprometa o seu capital de giro. 

Leia também:Limite cartão de crédito e dicas importantes de como gerenciá-lo 

Melhor controle das contas

Nunca é demais ressaltar como é importante manter as contas bem controladas e separadas das suas finanças pessoais.

O cartão de crédito empresarial serve justamente para centralizar os pagamentos da empresa, facilitando os controles e ainda somando os benefícios exclusivos das melhores soluções de crédito.

Afinal, nele ainda é possível pagar boletos no cartão, aderir a modalidades pré-pagas, acompanhar os gastos no App, obter diferenciais como cashback, e assim por diante. 

Taxas menores

O cartão de crédito PJ é dedicado justamente às necessidades dos empreendedores. Dessa forma, é comum que ele tenha taxas muito mais vantajosas.

Claro que, como nas modalidades de pessoa física, as tarifas podem variar. Tudo muda de acordo com cada instituição financeira. Portanto, não deixe de fazer uma boa pesquisa antes de obter o seu cartão.

Leia também: Anuidade de cartão: entenda como funciona

cartão de crédito PJ

Como solicitar o cartão para PJ? 

Como ocorre nas taxas, as exigências para obter o cartão de crédito PJ são bem variadas. Tudo está condicionado à instituição fornecedora e ao próprio serviço financeiro. 

Em todos os casos, você precisa de um CNPJ ativo. Afinal, o cartão é exclusivo para o uso de pessoas jurídicas. 

Além disso, o cartão quase sempre é vinculado a uma conta corrente. Se sua organização não tiver uma, terá que abrir junto à instituição financeira que o fornece. 

Na hora de solicitar o cartão de crédito empresarial, o banco irá avaliar a situação do seu negócio. Afinal, os credores precisam saber se você manterá suas obrigações. Portanto, certifique-se de que você não tem nenhuma pendência e que as contas estão em dia. 

Por fim, quanto mais completas forem as soluções de crédito desejadas, mais completos serão os requisitos. Dependendo do cartão que você deseja, existem até exigências relacionadas ao seu nível de faturamento. 

Se você quer descobrir formas de melhorar o seu negócio, não deixe de conferir a lista elaborada por nossos especialistas sobre os melhores cartões de crédito empresariais. Nela, você vai conhecer as soluções que mais se destacam no mercado atualmente, com seus principais requisitos e características. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade