Para muitas pessoas, conquistar um carro ou uma moto é algo decisivo em suas vidas. Afinal, esse tipo de bem garante melhores condições para trabalhar ou até mais liberdade para lidar com as questões do dia a dia. 

O problema é que os preços muitas vezes afastam os consumidores, principalmente quando as opções disponíveis para financiar não são vantajosas.

Como solução, há o que muitos chamam de financiamento pelo cartão de crédito. Ele nada mais é do que uma aquisição parcelada do bem de alto valor, que pode ter condições melhores do que um financiamento comum. 

Quer entender quando essa opção é recomendada, quais as suas principais particularidades e quando optar por ela? Descubra os detalhes mais importantes sobre o assunto a seguir. 

Financiamento no cartão de crédito: O que você precisa saber? 

Conforme explicamos acima, aquilo que os consumidores conhecem como financiamento por cartão de crédito, na verdade, corresponde ao parcelamento de compras maiores, geralmente envolvendo bens como carros e motos.

Para utilizá-lo, basta ir até o local onde a compra será feita e passar o cartão normalmente. A diferença está na necessidade de ter um limite significativamente alto. 

Afinal, se você deseja parcelar o preço total de um veículo de R$ 30 mil, por exemplo, você precisa ter um limite igual ou maior do que esse valor no seu cartão. 

Mesmo se você der uma entrada de metade do preço do automóvel, ainda será preciso parcelar os outros R$ 15 mil, o que também exige um limite elevado. 

Algumas pessoas ainda usam o financiamento no cartão de crédito para pagar apenas a entrada do bem. O restante, então, é financiado normalmente. Essa opção exige bastante cautela, pois as prestações do banco e da entrada no cartão serão pagas simultaneamente.

Outro ponto importante está ligado às parcelas. Se você financia um bem no banco, pode ter de 24 a 48 meses para pagar. Já o parcelamento dos cartões de crédito, na grande maioria das vezes, só pode ser feito em até 12 vezes. 

Isso significa que os pagamentos mensais serão mais elevados. Por mais que eles estejam de acordo com o seu orçamento e você controle exatamente em quantas vezes posso parcelar no cartão de crédito, ainda é preciso ter muito cuidado 

Afinal, basta um pequeno descuido ou atraso para que você entre nos juros rotativos. Eles são altíssimos e podem se transformar em problemas no médio prazo. Felizmente, em alguns casos, você ainda pode parcelar essa dívida. Entenda como isso funciona logo abaixo. 

Como funciona o parcelamento?  

Como você pôde ver, o financiamento no cartão de crédito é uma ótima alternativa, desde que você se planeje para pagar as parcelas corretamente. 

Do contrário, você acaba caindo nos juros rotativos e comprometendo suas finanças com acréscimos muito pesados. 

Nesses casos, a opção é pagar o mínimo da fatura e deixar o restante acumulado para os próximos meses, em que ainda incidem as taxas elevadas do cartão e o IOF. 

Para fugir dessa verdadeira “bola de neve”, a fatura que você eventualmente não conseguiu pagar também pode ser quitada por meio do parcelamento do saldo de crédito. 

Ou seja, a quantia não quitada é dividida em determinado número de parcelas, adicionadas nas faturas seguintes. 

Abaixo, entenda melhor como funciona esse parcelamento e como ele pode lhe ajudar a sanar alguns imprevistos do financiamento no cartão de crédito

Vale a pena parcelar? 

Conforme destacamos até aqui, o cenário ideal é sempre usar o cartão de crédito de forma estratégica. Isso significa avaliar bem seus parcelamentos e garantir que você sempre consiga pagar o total da fatura. 

Entretanto, caso algum imprevisto aconteça, vale mais a pena parcelar a quantia devida do que entrar no crédito rotativo. 

Isso porque, enquanto a dívida vai se acumulando no rotativo, optar pelo parcelamento da fatura garante valores e condições pré-definidas. Ou seja, você sabe quando vai quitar a dívida e como serão seus juros. Além disso, ela não aumenta com o passar do tempo. 

financiamento por cartao de credito

Quando parcelar? 

Evidentemente, parcelar a fatura do cartão de crédito é uma alternativa para que nenhum imprevisto o impeça de pagá-la. Inclusive, você não é considerado inadimplente durante o parcelamento, evitando restrições de mercado enquanto a quitação é postergada. 

Não se esqueça: só parcele em casos de emergência, em que você não consegue pagar sua dívida no cartão de crédito, mas precisa fugir dos juros rotativos. 

Além disso, o parcelamento deve ser escolhido quando for mais barato que um empréstimo pessoal, para não pagar a fatura com o limite do cheque especial e quando não houver outra alternativa para quitar sua dívida (como crédito consignado, antecipação do 13°, etc.). 

Leia também: Cartão de Crédito: Seu guia completo para escolher o melhor cartão de crédito!

Principais erros

As vantagens do crédito são inúmeras. Trata-se de uma solução de pagamento que vai muito além do financiamento no cartão de crédito, e que ainda inclui benefícios de pontuação, milhas, descontos, pagamento de boletos e outros diferenciais que valorizam o seu dinheiro.

Entretanto, o cartão nunca pode ser visto como uma renda extra. Sem controle para pagar a fatura, ela acumula dívidas e juros que comprometem significativamente o seu orçamento.

Sendo assim, o principal erro dos usuários é deixar de acompanhar seus gastos em compras, negligenciar os juros e taxas cobrados pelo banco, endividar-se em excesso e não ter uma reserva emergencial para fugir do crédito rotativo ou para arcar com o parcelamento da fatura.

É possível comprar um automóvel no crédito? 

Agora você já sabe que o financiamento no cartão de crédito serve justamente para parcelar bens de alto valor, como é o caso de automóveis e motocicletas. Ciente dessa possibilidade e das suas particularidades, entenda abaixo os seus pontos que mais exigem atenção: 

Atenção com os juros

Antes de qualquer financiamento no cartão de crédito, verifique os juros. Na maioria dos casos, eles são melhores do que as taxas financiadas pelos bancos. 

Inclusive, alguns lojistas permitem parcelar algumas vezes sem juros. Contudo, é sempre fundamental certificar-se disso. Até porque, basta que você atrase uma fatura para perder essas vantagens. 

Procure o cartão ideal para você

Além de garantir que os juros estão dentro do seu orçamento, também é fundamental ter um cartão alinhado ao seu perfil. Ou seja, você precisa de um bom limite para parcelar a compra do bem e aderir a programas de benefícios que façam sentido para o seu padrão de compras.

Se você ainda não sabe qual opção escolher para o seu financiamento no cartão de crédito, nossa IA pode ajudar a descobrir em menos de um minuto qual é o cartão ideal para atender as suas necessidades, conforme as recomendações de nossos especialistas.  

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade