Você sabia que é possível pagar o IPVA com o cartão de crédito? Muitas pessoas não sabem, mas essa pode ser uma alternativa bastante vantajosa para o seu bolso.

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores está entre os principais tributos da “leva de cobranças” que pesam no orçamento dos cidadãos todo início de ano. 

A boa notícia é que o valor do pagamento de IPVA 2022 pode se tornar um pouco mais leve e até vantajoso para as suas finanças. Basta conhecer as alternativas à sua disposição. 

Com isso em mente, preparamos este artigo para esclarecer como pagar o IPVA com o cartão de crédito e elencamos quais vantagens você pode garantir ao optar por esse meio de pagamento. Acompanhe. 

É possível pagar ipva com cartão de crédito? 

As regras do IPVA permitem o pagamento do imposto no cartão. Entretanto, isso varia de acordo com cada estado. 

O motivo é que cada DETRAN define se libera ou não essa possibilidade. Nos casos positivos, os proprietários de veículos podem pagar IPVA online no crédito, quitando o boleto por meio de suas carteiras digitais

Como em todo serviço de pagamento, é possível que algumas empresas incluam taxas na operação. Por isso, é importante pesquisar qual é o aplicativo mais vantajoso e barato.

Em todos os casos, pagar o IPVA com o cartão de crédito pode ser uma solução bastante benéfica. Afinal, estamos falando de um tributo de preço elevado, que pode render vários pontos na fatura ou ainda ser parcelado para que fique menos pesado no final do mês.  

Quais são as regras do IPVA 2022? 

O IPVA é um imposto anual que pode ser pago em uma única cota e, dependendo do estado, ser parcelado em até 6 vezes. Contudo, a divisão desse valor pode ser maior ao pagar o boleto via cartão de crédito. 

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório. É sua quitação que libera o licenciamento do automóvel e sua circulação. A alíquota varia de acordo com o modelo do carro, ano de fabricação e estado onde ele está registrado. 

Lembre-se que o pagamento de IPVA é estadual, ou seja, o DETRAN de cada uma das 27 unidades federativas brasileiras define as suas próprias regras para quitar a dívida do tributo junto ao Fisco. 

Portanto, além de consultar as regras para pagar o IPVA com o cartão de crédito no seu estado, também vale ficar atento ao calendário de vencimento e às condições de pagamento. Assim, você tem mais tranquilidade para ficar em dia com as suas obrigações. 

Dito isso, a grande maioria dos estados viabiliza pagar IPVA online ao parcelar o boleto via carteiras digitais. Ou seja, você provavelmente não terá problemas para usar o seu cartão. Abaixo, conheça os melhores aplicativos para isso. 

É possível parcelar? 

Não se esqueça que alguns estados oferecem descontos para impostos pagos à vista. Entretanto, se você prefere parcelar o tributo em mais vezes ou turbinar os pontos do seu cartão, basta pesquisar qual o App para pagar IPVA mais vantajoso. Conheça os principais: 

PicPay

Pagar o IPVA com o cartão de crédito é muito simples via PicPay. Basta acessar a opção de QR Code do aplicativo, apontar para o código do boleto, checar os dados na tela e confirmar a transação. Contudo, considere que a tarifa fixa cobrada para esse tipo de operação é de 2,99%.

PinPag

Já o PinPag tem um foco diferente das demais carteiras digitais. Nele, você consulta todos os débitos do seu veículo gratuitamente, direto dos dados do DETRAN. Além do IPVA, você pode pagar multas e licenciamento em até 18 vezes no cartão, com opção de dar entrada no boleto. 

RecargaPay

O RecargaPay também é uma alternativa para pagar IPVA online parcelando o boleto no crédito. Nenhuma tarifa é cobrada para contas de até R$ 1 mil. Acima disso, a cobrança é de 2,49%. Para fazer a operação, você precisa digitar o código de barras do boleto no App. 

Ame Digital

Por fim, o Ame Digital está entre as melhores opções para pagamento de IPVA. Além da taxa de 1,99%, que é mais baixa que a de seus concorrentes, todo boleto pago gera cashback para a sua conta. 

Agora que você já sabe como pagar IPVA com o cartão de crédito e porque isso é vantajoso, basta escolher a solução financeira mais vantajosa para seu perfil. Acesse nosso questionário, responda as perguntas em menos de um minuto e garanta o cartão ideal para o seu dia a dia. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade