Você sabe o que significa melhor dia de compra? A resposta é simples: depende da data escolhida para o fechamento da fatura do cartão de crédito. Sendo assim, é possível garantir condições mais vantajosas para as suas compras. Interessante, não é mesmo?

Portanto, quanto mais conhecemos os meios de pagamento à disposição, melhor é o uso que podemos fazer deles. Isso também vale para as soluções de crédito. No melhor dia de compra, você pode “pular o mês” e ter até 40 dias para pagar suas aquisições. 

Ficou interessado? Neste artigo, vamos lhe apresentar o conceito, como ele funciona e todos os detalhes fundamentais para entendê-lo. Descubra como saber o melhor dia de compra do cartão e tenha mais benefícios na sua vida financeira. 

O que significa melhor dia de compra? 

Como o próprio nome sugere, o melhor dia de compra do cartão corresponde à data mais vantajosa para você realizar suas operações no crédito. Conforme citamos na introdução, seu benefício é ter mais tempo para efetuar o pagamento do produto adquirido. 

Ou seja, conhecer e utilizar essa data é basicamente um meio para garantir um período maior entre a realização das compras e, de fato, ter elas cobradas e descontadas da sua conta bancária.

A lógica por trás desse benefício é relativamente fácil. Entretanto, você precisa entender bem como funciona a fatura do cartão de crédito e quais as diferenças entre seu fechamento e vencimento. Nós explicamos esses detalhes no próximo item.

Como saber qual o melhor dia para comprar no cartão de crédito? 

Em primeiro lugar, você deve saber quando fecha a fatura do cartão. Isso porque, o melhor dia de compra é justamente a data seguinte a esse fechamento. Bastante simples, né?

A lógica é a seguinte: se você adquire algo um dia depois que a fatura fechou, esse produto não será cobrado nela. A operação só será descontada no próximo mês. Assim, além dos 30 dias normais para pagar, você ainda terá os dias que antecedem o vencimento da fatura

Normalmente, as administradoras realizam o fechamento 10 dias antes do vencimento. Ou seja, somado ao mês fechado, você pode garantir até 40 dias para pagar caso use o melhor dia de compra

Dito isso, só tenha cuidado para não confundir o que é fechamento da fatura com o vencimento do cartão. Sendo assim, nós delimitamos abaixo esses dois conceitos e ainda preparamos uma tabela de melhor dia de compra para você. 

Fechamento da fatura

A data de fechamento é aquela em que a administradora do cartão de crédito soma as contas do mês anterior e fecha a fatura que será cobrada no mês seguinte. Portanto, isso é feito em até 10 dias antes do vencimento, para haver tempo hábil para emitir a cobrança. 

Vencimento da fatura

Após entender o que significa o fechamento da fatura, se torna mais fácil compreender o vencimento. Esse se trata do dia limite para que a conta seja quitada ou parcelada sem multa, ou juros. 

Tabela de melhor dia de compra

Sendo assim, agora que você sabe todas essas informações, para gerenciar o seu cartão e aproveitar o melhor dia de compra, basta realizar as suas aquisições um dia depois do fechamento da fatura.

Então, para evitar a realização de cálculo, disponibilizamos abaixo, uma tabela exemplificando todos os melhores dias de compra conforme o fechamento e o vencimento da fatura: 

Enfim, é possível observar na nossa tabela de melhor dia de compra que o único fator que influencia de verdade a data é o fechamento da fatura. O vencimento não muda o cálculo, portanto, adicionamos ele ao exemplo apenas para torná-la mais completo. 

Além disso, também é importante considerar nessa equação quando o seu cartão vence. Afinal, é justamente o intervalo entre esse dia e a data de fechamento que garante o tempo adicional para você pagar. 

Por fim, nossa dica adicional é ter mais cartões. Se você escolher datas diferentes de fechamento, terá mais de um melhor dia de compra para desfrutar. Sendo assim, se quiser encontrar as soluções de crédito ideais para você, preencha o questionário e confira as recomendações de nossos especialistas para o seu perfil. Leva menos de um minuto. 

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade