Você já usa as milhas aéreas do seu cartão? Sabia que você pode converter as suas compras em viagens sem pagar nada por isso?

Viajar é uma das atividades preferidas dos brasileiros. Ao menos é isso o que aponta uma pesquisa da Booking divulgada pela CNN.

Para você ter ideia, 62% da população prefere usar seu dinheiro em uma viagem do que para comprar um carro. 59% deixaria um encontro com toda a família de lado para conhecer novos destinos. Inclusive, 51% priorizaria viajar até mesmo no lugar de uma promoção no trabalho. 

Surpreendente, não é mesmo? A boa notícia é que voar não é uma meta irrealista. Basta fazer as suas compras no crédito e acumular pontos para realizar a tão sonhada viagem. 

De acordo com outra matéria publicada na CNN, o uso do cartão de crédito cresceu 42% no segundo trimestre de 2021 e movimentou mais de R$ 420 bilhões no período. Ou seja, a possibilidade de pontuar já é inerente à rotina dos consumidores.

Mas afinal, como é possível viajar de graça usando milhas aéreas? Todos os cartões têm esse benefício? Como pontuar mais rapidamente? Confira as melhores dicas e informações sobre o assunto neste artigo. 

Como acumular milhas aéreas mais rápido? 

Antes de nos aprofundarmos no funcionamento das milhas aéreas, é importante reforçar que elas são obtidas por meio de pontos acumulados no cartão de crédito.

Ou seja, antes mesmo de escolher o seu destino, você deve primeiro pontuar o suficiente para converter as suas compras em uma passagem de avião.

Dito isso, vamos a algumas dicas básicas para que você conquiste um bom número de milhas de um jeito mais rápido. São três cuidados principais: 

Use o cartão de crédito para tudo

Muitas pessoas preferem comprar no débito, principalmente quando tratamos das pequenas aquisições do dia a dia. O problema é que isso não gera milhas aéreas.

Apenas a modalidade de crédito é atrelada aos pontos, mas muitos a evitam por medo de perder o controle da fatura. 

Entretanto, basta gastar no crédito o mesmo valor que seria usado no débito e manter um bom planejamento financeiro para que as vantagens do cartão sejam potencializadas.

Ou seja, é só uma mudança pequena de hábito. Você vai continuar usando o mesmo dinheiro que utilizaria. É só centralizar tudo no crédito, ter moderação e manter a fatura sempre em dia para acelerar a sua pontuação. 

Leia também: Vantagens do cartão de crédito: conheça as principais

Compre em lojas virtuais

Inúmeros e-commerces e marketplaces mantêm parcerias com programas de pontos e de milhas aéreas.

Muitos consumidores sequer sabem disso e acabam perdendo ótimas oportunidades para gerar uma pontuação muito maior do que em operações comuns.

Para você ter ideia, existem lojas virtuais que acumulam pontos equivalentes aos do valor da compra. Em alguns casos, é possível pontuar até três vezes mais.

Vale ressaltar que, para aproveitar esse tipo de benefício, é fundamental que a compra seja feita diretamente no hotsite em que a parceria é indicada. Do contrário, o acúmulo de milhas não possui condições especiais.

Fique de olho nas promoções para transferência de pontos

Por fim, para acumular mais milhas, também é válido ficar atento às promoções feitas pelos próprios programas de fidelidade das companhias áreas. 

Nesses casos, você pode receber bônus na pontuação no momento em que transferir os pontos do cartão para o programa da empresa.

Essas ações são periódicas e variam conforme cada companhia. Portanto, não deixe de se informar e de manter-se atento aos períodos promocionais.

Quase sempre, esses bônus só são fornecidos durante um dia (no máximo três). É preciso correr para aproveitá-los. Sendo assim, no momento em que você se deparar com esse tipo de promoção, não perca a chance de gerar mais milhas aéreas.

Leia também: Cartões que acumulam milhas: Conheça os 3 principais 

Todos os cartões de crédito que acumulam milhas? 

Nem todo cartão de crédito acumula pontos e gera milhas aéreas. Portanto, não deixe de conferir esse detalhe na hora de contratar o seu serviço financeiro.

Felizmente, a ausência do benefício costuma ser uma exceção. Hoje em dia, a grande maioria dos cartões pontua.

Lembre-se que, para obter milhas, você também precisa se inscrever no programa de fidelidade de alguma companhia aérea, para que elas sejam convertidas a partir dos pontos do cartão. 

Leia também: Como usar seguro viagem do cartão de crédito, veja as principais dicas

Posso utilizar meus pontos para comprar passagem para outra pessoa? 

As milhas aéreas também podem ser usadas para gerar passagens para outras pessoas. Você não precisa necessariamente viajar junto com o terceiro para que isso seja possível. 

O ponto de atenção é que muitos programas de pontuação criaram limites anuais para os beneficiários. Essa é uma forma de combater o comércio paralelo de milhas. 

Entretanto, a média é de 5 a 25 beneficiários por ano. Ou seja, você certamente não terá problemas caso queira transferir o ganho de passagem para alguém. 

Como viajar de graça utilizando milhas aéreas? 

Gostou de conhecer os principais detalhes para usar e acumular mais milhas aéreas? Então vamos finalizar com um passo a passo para que elas sejam convertidas em passagens gratuitas para você viajar. Confira: 

Tenha um cartão de crédito que acumule pontos

O primeiro passo também é o mais óbvio. Você precisa utilizar um bom cartão de crédito. Além de garantir que ele acumule pontos, certifique-se de que ele esteja alinhado à sua renda e perfil enquanto consumidor. 

Faça parte de um programa de milhas

Tendo seu cartão, cadastre-se em um programa de fidelidade para converter os pontos gerados em milhas aéreas. Existem diversos programas específicos das próprias companhias e também aqueles que permitem resgatar passagens sem vínculo com nenhuma empresa. 

Acumule pontos e faça a troca

Como explicamos no começo do artigo, quanto mais compras no crédito, mais pontos são gerados no cartão. Quando você tiver pontos suficientes, é só convertê-los em milhas aéreas no seu programa de fidelidade e trocá-las pela passagem. 

Fique de olho em promoções

Não deixe de acompanhar as promoções dos programas de fidelidade para ter a chance de gerar mais milhas na hora de transferir os pontos. Muitas delas dão bônus de cerca de 80%, sendo que algumas chegam a bonificar a pontuação em até 130%. 

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de garantir o melhor cartão para gerar milhas aéreas e viagens. Acesse nossa lista personalizada e confira as melhores sugestões de nossos especialistas.

Leituras essenciais, entregues semanalmente.

Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.

Email inválido. Email registrado.

Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade