Com a abertura de diversos bancos digitais nos últimos anos, ficou muito mais fácil obter um empréstimo no cartão de crédito, O que muitos não sabem é que é possível contratar empréstimos a partir dele.
São muitas as opções disponíveis na palma de nossas mãos e com baixíssimas burocracias. Mas você sabe como funciona o empréstimo no cartão de crédito? Hoje, vamos explicar isso para você.
O que é empréstimo pessoal cartão de crédito?
O empréstimo pessoal no cartão de crédito funciona como um empréstimo pessoal convencional e é uma linha de crédito adicional associada ao cartão sem comprometer o seu limite. Contudo, embora seja fácil a contratação, é muito importante prestar atenção às taxas e juro dessa modalidade.
Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?
Para solicitá-lo, o processo é semelhante ao do empréstimo pessoal convencional. Existem operadoras que disponibilizam a simulação de forma on-line e gratuita.
Para conseguir o seu empréstimo no cartão de crédito, você deve primeiramente fazer a solicitação no site da operadora de cartão de crédito. Você precisará preencher alguns dados e fornecer a documentação exigida.
Em segundo lugar, você passará pela análise de crédito para saber se o tem condições de arcar com as parcelas. Aqui, o pedido pode ser negado, caso o tomador do empréstimo não tenha condições de arcar com os valores.
Quando tudo estiver aprovado, será necessária a assinatura do contrato e em seguida a liberação do dinheiro em sua conta bancária.
Caso o seu cartão esteja vinculado a uma conta corrente, provavelmente já existe um crédito pré-aprovado para ser liberado em qualquer momento após um contato por telefone, aplicativo ou pessoalmente. Geralmente, o valor é estipulado de acordo com a movimentação bancária na conta.
Embora seja fácil de contratar, as taxas de juros do empréstimo no cartão de crédito, geralmente, costumam ser altas porque a instituição financeira não têm nenhuma garantia para o pagamento de dívidas e, por isso, oferecem condições menos vantajosas.
Empréstimo com cartão de crédito: simulação
Fazer a simulação para empréstimo no cartão de crédito é simples. Basta entrar em algum site comparador na internet com dados atuais das condições e taxas das diversas operadoras financeiras do mercado. Isso ajuda a poupar o seu tempo e facilita o acesso ao crédito saudável.
Ao fazer a simulação, você precisará colocar informações como: quantia pretendida, tempo de quitação, valor das parcelas, renda mensal e bens que podem ser oferecidos como garantia.
A seguir, você verá a média de juros praticada entre as principais instituições financeiras na modalidade de empréstimo pessoal, de acordo com dados do Banco Central.
Instituição | Taxa de juros % a.m | Taxa de juros % a.a |
Caixa Econômica Federal | 1,85 | 24,58 |
BANCO ITAÚ CONSIGNADO S.A. | 1,89 | 25,19 |
Nubank | 4,13 | 62,46 |
Bradesco | 5,48 | 89,67 |
CREFISA S.A. CFI | 20,11 | 801,30 |
BANCO INTER | 2,04 | 27,47 |
BCO ANDBANK S.A. | 1,07 | 13,59 |
Quais os tipos de empréstimo pessoal cartão de crédito?
1) Empréstimo pessoal
É solicitada a um banco ou agência financeira através da assinatura de contrato, passando antes por uma análise de crédito. Geralmente, contratá-lo costuma ser fácil, ágil e acessível, especialmente quando se opta pelo empréstimo on-line.
2) Empréstimo consignado
É oferecido aos beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas credenciadas. Nessa categoria, o limite máximo para pagamento mensal é de no máximo, 30% referente ao valor do salário do solicitante.
3) Empréstimo rotativo
Está ligado ao uso do cartão de crédito. Caso a sua fatura seja paga com uma quantia inferior ao total, no mesmo instante o usuário pega emprestado com o banco a quantia que faltou. O banco faz o pagamento do valor, mas é cobrado nas próximas faturas através de juros que costumam ser muito altos.
4) Cheque especial
Assemelha-se ao empréstimo pessoal tanto nas vantagens como nas desvantagens. Geralmente, os bancos liberam o valor em forma de limite embutido na conta-corrente para ser utilizado a qualquer hora. Contudo,é preciso ficar atento às cobranças de juros, que normalmente são altas.
5) Refinanciamento de imóvel
Aqui, o consumidor entrega o imóvel quitado em seu nome como garantia de pagamento. Por conta da garantia, é comum que os juros oferecidos sejam menores e o tempo de pagamento maior.
6) Financiamento
Neste caso, o recurso pode ser utilizado apenas para um fim específico. Muitas pessoas o contratam para pagar um carro ou uma casa, por exemplo.
7) Empréstimo por penhor
Ele é realizado quando o cliente cede um bem à instituição financeira em troca de crédito. Um exemplo bem famoso é o Penhor da Caixa que aceita itens como jóias, canetas, relógios e pratarias de valor.
Dicas para pedir empréstimo com cartão de crédito
Antes de pegar o empréstimo, o ideal é pesquisar os juros de cada instituição financeira a fim de que você encontre a mais vantajosa. Além disso, veja qual das modalidades de empréstimo mais fazem sentido para o seu caso. Assim, você poderá ter a taxa e o tempo de pagamento que são ideais para você.
Outra dica é ler o contrato. Jamais pegue qualquer quantia disponível pelo empréstimo no cartão de crédito sem antes ver as taxas que são cobradas porque isso pode custar caro. Nunca se esqueça de ler as condições estabelecidas pela instituição financeira antes de contratar o empréstimo.
Como calcular empréstimo no cartão de crédito?
Existem várias opções de sites e aplicativos para você calcular o valor do empréstimo no cartão de crédito gratuitamente. Uma das formas é através do Cashme de forma gratuita . Outro exemplo é no site da Creditas.
Vale a pena fazer um empréstimo para quitar a dívida do cartão de crédito?
Não, porque está entre as mais caras do mundo e sendo a principal responsável pelo endividamento entre os brasileiros. De acordo com informações da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 83 milhões de brasileiros estão com o orçamento apertado por causa do parcelamento de produtos.
Muitas pessoas acabam recorrendo ao empréstimo pessoal. A instituição financeira tem muito interesse na quitação do débito e geralmente facilita o pagamento através de parcelas flexíveis ou com a redução da taxa de juros.
Antes de contratar, você precisa entender quanto do seu orçamento pode ser comprometido para pagar a dívida e saber se as condições oferecidas são as melhores para o seu perfil.
Portanto, faça simulações de crédito em várias instituições financeiras para saber se há propostas melhores para a sua vida financeira. Em muitas oportunidades, é possível encontrar ofertas com juros menores e melhores condições de pagamento.
Quer fazer uma simulação? É um processo totalmente simples, rápido e necessário para que você tenha certeza que está contratando a melhor opção de empréstimo pessoal para você.
Leituras essenciais, entregues semanalmente.
Inscreva-se para receber as notícias mais importantes da semana em sua caixa de entrada todas as semanas.
Ao fornecer o e-mail, você concorda com a Política de Privacidade